Tadeu de Souza participa de reunião deliberativa da Sudam, em Belém

Os membros do Conselho Deliberativo da Sudam aprovaram, entre outras propostas, a versão do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) elaborada para o período 2024-2027

DEAMAZÔNIA BELÉM, PA – O vice-governador do Amazonas Tadeu de Souza (Avante), participou, nesta sexta-feira (14), está em Belém, no Pará, da 25ª reunião do conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Condel/Sudam). 

Tadeu de Souza participa de reunião deliberativa da Sudam, em Belém (Foto: Divulgação)

Governos dos nove estados da Amazônia Legal participam do evento.

Vice-governador Tadeu de Souza e o ministro Waldez Góes, em Belém (Foto: Divulgação)

Durante a reunião, os membros do Condel aprovaram, entre outras propostas, a versão do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) elaborada para o período 2024-2027.

Vinculadas ao Plano Plurianual (PPA) Participativo da União, as diretrizes do plano contemplam projetos prioritários do Governo do Amazonas, em áreas como bioeconomia, zoneamento ecológico-econômico, logística e infraestrutura.

“O Amazonas foi um dos estados que conseguiram fazer uma qualificação de projetos prioritários e incluir nesse plano a questão da logística da BR-19; o fomento das cadeias produtivas e o potencial de bionegócio do Amazonas; e a questão do zoneamento econômico-ecológico, que é uma das demandas históricas que estão travadas há algum tempo”, afirmou o vice-governador do Amazonas.

Além da PRDA-2024-2027, a reunião do Condel aprovou a aplicação de 3% dos recursos do FNO em operações de microcrédito, o equivalente a um volume de R$ 400 milhões disponíveis para micro e pequenas empresas na região amazônica. Foi aprovada, ainda, a criação de uma linha de financiamento no FNO exclusiva para empreendimentos de irrigação.

Vice-governador Tadeu de Souza com o presidente da Sudam, Paulo Rocha (Foto: Divulgação)

Os trabalhos foram conduzidos pelo titular do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), ministro Waldez Góes; pelo superintendente da Sudam, Paulo Rocha, atuando como secretário executivo durante os debates; e pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Além do vice-governador do Amazonas, estiveram presentes o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e vice-governadores dos outros sete estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Maranhão); lideranças da Indústria, Comércio e Agricultura; prefeituras municipais; e membros do Banco da Amazônia.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *