Juíza de Brasília suspende convenção do União Brasil no Amazonas

A convenção estava marcada para hoje, sexta-feira (18), e elegeria o governador Wilson Lima, presidente da sigla no estado

Juíza de Brasília suspende convenção do União Brasil no Amazonas (Reprodução)

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – A juíza substituta da 23ª Vara Cível de Brasília, Acácia Regina Soares de Sá, concedeu, nesta sexta-feira (18), liminar que suspende a convenção estadual do União Brasil no Amazonas, que elegeria o governador Wilson Lima presidente da sigla no estado.

A convenção do UB estava marcada para hoje sexta-feira (18), às 10h, no hotel Intercity, bairro Adrianópolis, em Manaus. 

A sentença atende pedido feito, em mandado de segurança, pelo secretário-geral do União Brasil, ACM Neto, pelo senador, David Alcolumbre, os deputados federais Mendonça Filho e Efraim Filho, bem como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o ex-senador José Agripino Maia, a ex deputada federal por Tocantins, Dorinha Rezende e o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

Na decisão, a juíza afirma que o estatuto do partido União Brasil, em seu art. 133, estabeleceu regra de transição indicando que seriam instituídas comissões provisórias estaduais e que estas funcionariam até 30 de abril de 2023, prazo final para realização da convenção partidária estadual.

“No caso do Estado do Amazonas, verifica-se que não houve a realização da convenção estadual dentro do prazo estabelecido, de modo que não mais existe diretório estadual do partido no Estado do Amazonas”, afirma a magistrada.

A juíza Acácia Regina Soares estabelece ainda que, caso a convenção seja realizada, o partido pagará uma multa no valor de R$ 10 mil.

Pauderney Avelino era o presidente do DEM no Estado que fundiu com o PSL. Na fusão, o ex-deputado assumiu o União Brasil quando foi nomeado Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedect), mas perdeu a direção da legenda em maio, deste ano, para  o próprio governador e ainda foi demitido da pasta.  

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *