Em parceria com ONG, Parintins realiza jornada para operar fissuras labiopalatinas

Cirurgias iniciaram hoje (20) e seguem até sábado (23), no Hospital Jofre Cohen

Hospital Regional Jofre Cohen, em Parintins (Foto: Jean Beltrão/Rede Amazônica)

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – A Prefeitura de Parintins, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) operação Sorriso, realiza de hoje, quarta-feira (20) até sábado (23) a jornada de cirurgias para corrigir fissuras labiopalatinas, popularmente conhecida como lábio leporino.

Ao todo, 15 pessoas, de todas as idades, serão operadas.

As cirurgias são realizadas no Hospital Regional Jofre Cohen. A triagem iniciou na segunda-feira (18/9).

Na terça-feira (19) ocorreu a Ação de Saúde Bucal no Centro Infantil Jaime Lobato e o anúncio das pessoas beneficiadas com cirurgias.

Segundo o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues,  o planejamento para atender pacientes com fissuras de lábio e palato iniciaram com antecedência, juntamente com a ONG Operação Sorriso.

“Começamos essas tratativas há um ano e hoje recebemos essa mega estrutura e todos esses profissionais para cuidar bem das pessoas”, disse.

De acordo com uma das representantes da Operação Sorriso, Mariana Alves, a história da instituição com Parintins iniciou em 2022 com a primeira vinda de profissionais à região em parceria com a Marinha do Brasil.

“Naquele momento fizemos um mapeamento de pacientes. Hoje a gente entende que já temos novos pacientes. Esperamos que durante essa triagem tenhamos entre 28 a 30 pacientes  e a Operação Sorriso deverá realizar cirurgias em 15 pacientes”, destacou.

A Operação Sorriso é uma ONG médica humanitária fundada nos Estados Unidos nos anos 80. No Brasil, o trabalho se iniciou nos anos 90 com a promoção de cirurgias e tratamentos para pessoas com fissuras labiopalatinas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. A instituição é formada exclusivamente por voluntários.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *