Omar elogia atuação dos ministros de Lula em meio à seca extrema no Amazonas

Senador participou, nesta segunda (16), de anúncio de recursos do Ministério da Saúde para enfrentamento da seca e incêndios no Amazonas

Omar elogia desempenho dos ministros de Lula em meio à seca extrema (Foto: Pablo Brandão /Divulgação)

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O senador Omar Aziz (PSD), líder da bancada federal do Amazonas, reforçou a importância da colaboração entre os ministérios do governo Lula para agilizar as medidas de combate à seca que assola o Amazonas.

Durante evento com a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, nesta segunda-feira (16), em Manaus, Omar destacou a presença de oito ministros do governo de Lula em um curto período na capital.

“Em um evento desses pelo qual passa o Amazonas, em duas semanas, oito ministros de Lula estiveram aqui, algo que nunca tínhamos visto antes. Sei que a gente pode contar com a determinação do presidente Lula e não tenho dúvida que em um momento como esse o governo precisa ter transversalidade”, disse o senador.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, se reuniu com a Associação Amazonense de Municípios para discutir ações e liberar mais de R$ 230 milhões ao combate à estiagem e incêndios que têm assolado o estado do Amazonas. O encontro ocorreu na sede da Suframa, nesta segunda-feira (16).

“Não é só uma pasta que vai resolver o problema, mas sim vários ministérios fazendo seu papel para as coisas terem uma resolutividade rápida. Não vamos resolver essa questão sem todas as frentes da administração pública. Esse é um problema histórico, mas agora a diferença é que temos um presidente da República com sensibilidade para cuidar das pessoas nessa situação”, disse Omar Aziz.

Participaram da reunião o governador do Amazonas, Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, o presidente da Associação Amazonense de Municípios, Anderson Souza, e representantes da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República e do Ministério da Saúde, além de prefeitos, deputados federais e estaduais.

RECURSOS

Durante a reunião, as autoridades presentes assinaram duas portarias que estabelecem recursos financeiros para o enfrentamento da situação.

O objetivo principal é garantir a assistência à população afetada pelos incêndios e pela estiagem, além de promover ações de prevenção e combate aos incêndios florestais, investindo em ações estruturantes para o atendimento da saúde principalmente no interior.

A ministra Nísia Trindade ressaltou a importância da cooperação entre os governos federal, estadual e municipal, bem como da sociedade civil, para enfrentar os desafios trazidos pela estiagem e pelos incêndios. Ela ainda destacou que a situação exige uma resposta rápida e efetiva.

“Os problemas são muitos e a portaria não resolve tudo, mas ela também é fruto de um trabalho em conjunto com os parlamentares e lideranças que desde o início do ano nos procuraram por causa dessas pautas”, destacou a ministra.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *