BBB 24: Bois de Parintins reagem às falas de Rodriguinho sobre boi-bumbá e Amazônia

Falas de cunho pejorativo e discriminatórias sobre a cultura de Parintins e do Amazonas provocou levante de artistas como Ivo Meirelles, do ex-Barão Vermelho Rodrigo Santos, David Assayag e outros 

Notas dos bois Garantido e Caprichoso

 

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Uma campanha a favor da amazonense Isabelle Nogueira – cunhã-poranga do boi Garantido – que está no Big Brother Brasil 2024 (BBB24) tomou conta das redes sociais neste sábado (13).

Os bois Garantido e Caprichoso divulgaram Notas de Repúdio, pedindo respeito ao boi-bumbá e a cultura do Amazonas e do Norte, após o cantor de pagode Rodriguinho proferir falas de cunho xenofóbico e discriminatórias no reality

No X (antigo Twitter), o público iniciou uma campanha usando com a #EuSouBoiBumba. A hashtag chegou aos trending topics do Brasil.

O Boi Garantido levantou a tag e publicou: “Orgulhosamente somos o povo da Amazônia, vestimos as cores do nosso boi e fazemos da nossa festa, a identidade que nos projeta para o mundo. Somos um povo de muita história, de uma linda cultura, cheio de criatividade, de luta e de fé. Nós somos as mãos que fazem arte!”.

Já o Boi Caprichoso, rival do boi onde Isabelle Nogueira é item, escreveu: “Respeito ao Festival de Parintins! Respeito ao Povo do Amazonas! Viva a Cultura Popular!”.

FALAS DISCRIMINATÓRIAS

A fala foi feita no quarto do líder, quando Rodriguinho conversava com Vinicius Rodrigues, que disse se identificar com a dançarina. O cantor quis saber o que os dois colegas têm em comum.

“Você gosta de boi-bumbá também? Ela só fala isso, só sabe falar e dançar boi-bumbá” disse ele, aos risos, em tom de deboche. “Você mora na Amazônia car***?” questionou Nizam, também rindo.

Não é a primeira vez que Rodriguinho se refere a Isabelle Nogueira – professora de Espanhol e dançarina – com falas pejorativas. Ele chegou a chamá-la de “indiona”, “índia”, por diversas vezes.

APOIO

O cantor, compositor e instrumentista Ivo Meirelles também publicou um vídeo em seu Instagram condenando as falas do cantor Rodriguinho e demais participantes.

“Acabei de ver cenas do ‘Big Brother’ lamentáveis. Pessoas debochando do boi-bumbá. Não sou do Amazonas e amo boi-bumbá. Não sou do Amazonas e danço o boi-bumbá. Boi-bumbá é uma cultura muito forte do Amazonas. Acontece em Parintins. Tem que ser respeitado como têm que ser respeitados o samba, o maracatu e tantas outras culturas Brasil afora. Debochar do boi-bumbá é debochar do Brasil”, afirmou.

E continuou “Isabelle, que está lá, é cunhã-poranga do Boi Garantido, portanto, ela tem que dançar boi-bumbá, é a cultura dela. Se tivesse uma sambista lá, ia dançar samba o tempo todo”.

O baixista Rodrigo Santos, ex-Barão Vermelho, escreveu na postagem: “Eu vi também. Deboche geral, gargalhadas etc. Muito triste, lamentável. Parabéns pelo posicionamento, Ivo”.

O cantor David Assayag, um dos principais nomes do Festival de Parintins, também se manifestou: “Valeu, Ivo. É isso aí”. A cantora amazonense Marcio Novo concordou com Ivo: “Falou tudo!”.

A cantora de boi-bumbá Márcia Siqueira também se manifestou: “O norte existe e merece respeito”.

Os itens do Boi Caprichoso, adversário de Garantido no Festival Folclórico de Parintins, também publicaram vídeos de apoio a cunhã-poranga Isabelle Nogueira.

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *