Sindicato dos Jornalistas do Amazonas e FENAJ Repudiam agressão e intimidação a Jornalista em Parintins

Sinjor e Federação Nacional dos Jornalistas pediram providências ao presidente da Câmara, Alex Garcia; vereador nega agressão 

Câmara de Parintins

 

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor/Am) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) emitiram Nota conjunta de Repúdio, nesta segunda-feira (11), após o jornalista Carlos Alexandre Rodrigues Ferreira ser alvo de intimidação durante o exercício de sua profissão na Câmara Municipal de Parintins, no último dia 8 de março.

O incidente ocorreu durante uma sessão especial dedicada às mulheres, quando o vereador Massilon Cursino de Medeiros (Republicanos) discordou de publicações atribuídas por ele, ao jornalista. Em um ato de desrespeito à liberdade de imprensa, o vereador tentou intimidar o profissional, chegando a empurrá-lo em uma das salas dentro das dependências da Casa Legislativa.

Segundo as entidades, a atitude do vereador, além de representar uma violação flagrante dos direitos fundamentais dos jornalistas, também infringe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que claramente estabelece que a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade.

Diante desses fatos, a diretoria do Sinjor/Am e a Fenaj condenam, veementemente, a postura do vereador Massilon Cursino de Medeiros e expressou solidariedade irrestrita ao jornalista Carlos Alexandre, colocando-se à disposição para qualquer medida necessária para garantir a segurança e integridade do profissional.

O Sindicato dos Jornalistas no Amazonas também notificou, por meio de ofício, nesta segunda-feira (11/3), o presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Alex Garcia (PSD), solicitando providências quanto ao decoro parlamentar com abertura de uma sindicância interna do Poder em Parintins, conforme o Regimento Interno da Casa Legislativa, para apurar a conduta da suposta agressão.

O OUTRO LADO

Em pronunciamento na sessão da Câmara de Parintins, desta terça-feira (12), o vereador Massilon Medeiros acusa o jornalista Carlos Alexandre de  injúria e difamação, por texto na redação de um site que o chama de ‘amarelão’ e ‘bom de ré’, mesmo o jornalista afirmando a ele que não seria o autor da matéria.

Massilon Medeiros disse ainda que não houve agressão e apresentou a versão de que ele que teria sido intimidado por Carlos Alexandre dentro do gabinete da Câmara e que se estivesse fora do parlamento sua reação não teria sido ‘ tão zen’ [pessoa tranquila, calma].

O vereador informou aos vereadores que também registrou boletim de ocorrência na polícia e pediu providências contra o jornalista ao presidente da Câmara, Alex Garcia. ”

Em aparte, a vereadora Brena Dianá prestou solidariedade ao colega.

Ainda em um trecho do discurso na Câmara, Massilon admitiu ter contratado uma empresa para fazer um ‘rastreamento’ sobre as atividades do jornalista.

NA ÍNTEGRA A NOTA DE REPÚDIO DO SINJOR E FENAJ

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *