Festival Folclórico de Parintins e Arraial da Pavulagem se tornam Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil

Em cerimônia presidente Lula confere títulos às festividades e reconhece sua importância

Em cerimônia, presidente Lula e outras autoridades reconhecem festividades folclóricas como Patrimônios Culturais Imateriais - Foto: Redes sociais/Instagram

 

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O presidente Lula Inácio da Silva sancionou nesta quarta-feira (04) a lei que reconhece o Festival Folclórico de Parintins (AM) e o Arraial da Pavulagem em Belém (PA) como Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil. A decisão confere às duas atrações populares da região Norte reconhecimento nacional.

Em 2024, o Ministério do Turismo destinou ao Festival Folclórico de Parintins, um apoio financeiro de R$ 10 milhões de reais para potencializar a economia e o turismo local.

Durante a cerimônia o presidente Lula falou sobre a importância do título e do reconhecimento das tradições populares. “Ao aprovarmos leis como essas, que valorizam a cultura brasileira, que transformam essas manifestações que o povo brasileiro cria em algo defensável e operante, a gente pode fazer com que eles ganhem visibilidade internacional. São mais duas festas extraordinárias, consolidadas e consagradas na legislação brasileira”, afirmou.

O Festival Folclórico de Parintins é uma das maiores manifestações artísticas culturais da região Norte. O espetáculo é marcado pela rivalidade secular de duas agremiações: Boi Bumbá Garantido (nas cores vermelho e branco) e Boi Bumbá Caprichoso (nas cores azul e branco). O evento acontece no último final de semana do mês de junho, no Bumbódromo, local onde ocorre as apresentações dos bois. O espetáculo é marcado pela encenação de lendas e rituais, toadas e danças que expressam o folclore e representam a cultura local.

Já o Arraial da Pavulagem acontece na cidade de Belém (PA), durante os meses de junho e julho, e no mês de outubro, durante o arrastão do Círio. A festividade é marcada pela mistura ritmos, do carimbo à ciranda, e pelos desfiles coloridos que arrastam o público numa larga caminhada com danças e músicas.

 

LEIA TAMBÉM 

Após denúncias, Procon-AM apreende 452 latas de leite em pó adulteradas na zona norte de Manaus

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *