Therezinha Ruiz destaca políticas que fortaleçam rede de atenção a idosos

Acessibilidade e criação de núcleos especiais de saúde do idoso nas UBS, são algumas das propostas da candidata a vereadora de Manaus

Therezinha Ruiz chama atenção para importância das políticas públicas que dignifiquem e fortaleçam a rede de atenção às pessoas idosas

 

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Romper com os estereótipos e fortalecer as políticas públicas com foco voltado para os idosos. É com essa finalidade que a Professora Therezinha Ruiz, candidata a vereadora de Manaus pelo União Brasil (UB), definiu um plano de metas específicas em sua plataforma de trabalho direcionado ao público da melhor idade.

Objetivos como o da requalificação de calçadas, visando facilitar a mobilidade e evitar a ocorrência de acidentes, como quedas, que são uma das principais causas de incapacitação dos idosos, bem como a criação de núcleos específicos de saúde do idoso nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de maior porte são algumas das ideias a serem postas em prática durante seu mandato na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a partir do próximo ano, caso seja eleita.

“Hoje é dia 1° de outubro, Dia Nacional do Idoso, e quero chamar atenção para uma problemática tão séria quanto presente na vida de todas as pessoas, e para a qual pretendo dar importância fundamental no meu mandato, que é o desafio de melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas”, afirma Professora Therezinha Ruiz. Com a sua experiência de vida e a expertise na formulação de políticas públicas, Ruiz tem a seu favor sua trajetória na vida pública e o conhecimento pessoal dos fatores limitantes do convívio com o idoso, depois de cuidar por muitos anos da própria mãe, a funcionária pública aposentada Thereza Ruiz, 93 anos, um referencial para a Professora.

“Sempre tive apreço pelas pessoas idosas e sei o quanto é difícil para quem convive com idosos, poder oferecer uma condição melhor de vida e atendimento, com alimentação saudável, prática de exercícios físicos e sobretudo o combate à violência física e econômica sofrida por muitos idosos diariamente”, explica Ruiz. Durante seu primeiro mandato na CMM, a Professora Therezinha atuou como membro titular e suplente da Comissão de Direito da Criança, Adolescente e Idoso.

Como deputada estadual, Professora Therezinha Ruiz presidiu a Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, tendo sido responsável pelo Projeto de Lei Número 436/2021, que objetivava instituir a Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo na Terceira Idade, no âmbito do Estado do Amazonas. Na CMM, Therezinha Ruiz assinou a autoria do Projeto de Lei Nº 209/2013, que estabelece a obrigatoriedade do acesso preferencial aos idosos, pessoas com deficiência (PCDs), lactantes e pessoas acompanhadas por criança de colo nos eventos culturais, artísticos, desportivos e similares realizados no município de Manaus. O projeto deu origem à Lei Municipal 1.965, de 23 de março de 2015).

Estão entre os novos projetos da Professora Therezinha Ruiz para o legislativo municipal propor o fortalecimento da política municipal do idoso com expansão dos centros recreativos especializados e promover a construção da Casa Municipal de Amparo aos Idosos, um espaço de acolhimento e assistência. Romper com os estereótipos e o preconceito contra a pessoa idosa é um dos propósitos da Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo na Terceira Idade, instituída por iniciativa da Professora Therezinha Ruiz.

Para abordar questões relacionadas à produtividade e potencial da pessoa idosa na sociedade, a candidata Therezinha Ruiz promoveu uma roda de conversa com mulheres empoderadas da melhor idade. Uma delas, a professora aposentada Ana Falcão, observou um aspecto interessante da presença do idoso na sociedade: o preconceito sofrido pelas mulheres com 60 anos ou mais relacionado à cor dos cabelos.

“Para os homens ter cabelos brancos é considerado charmoso enquanto que as mulheres enfrentam olhares de julgamento ao assumir os seus fios naturais”, destaca a professora aposentada, lembrando que muitas vezes esse é um comportamento reproduzido, no dia a dia, pelas próprias mulheres, sobretudo na educação dos filhos.

Para a Professora Therezinha Ruiz, o debate sobre políticas públicas voltadas para os idosos é uma obrigação do parlamento municipal.

“Temas como a presença do idoso no mercado de trabalho, contribuindo com suas experiências e histórias de vida, assistência à saúde e práticas saudáveis em espaços adequados, devem estar na pauta do Poder Legislativo do município, com meu total apoio”, assegura Ruiz.

Foto: Ricardo Machado

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *