Prefeitura de Tabatinga é alvo de operação da PF por fraude em licitação

Prefeito de Tabatinga, Valter Camargo, foi indicado pelo ex-prefeito Saul Bemerguy; PF aprendeu computadores, celulares, dinheiros e joias

Operação da PF mira cinco alvos da Prefeitura de Tabatinga

 

DEAMAZÔNIA TABATINGA, AM – Nem bem começou o ano e a gestão do novo prefeito de Tabatinga, Valter Camargo, já recebeu a visita da Polícia Federal.

Nesta terça-feira (28/1), a PF deflagrou a operação a Operação Transparência, que investiga grupo criminoso que atua em fraude à licitação e desvio de dinheiro público na Prefeitura.

Foram mobilizados 20 Policiais Federais para o cumprimento de 5 mandados de busca e apreensão no escritório da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Tabatinga/AM, na Secretária de Administração do Município de Tabatinga e nas residências dos investigados, também situadas na cidade de Benjamin Constant/AM.

Os agentes apreenderam computadores, celulares, dinheiros e joias.

A Polícia Federal não informou se a operação desta terça (28) é resultado de investigação ainda na gestão do ex-prefeito, Saul Bemerguy (MDB), que indicou Valter Carmargo como sucesso dele.

Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, patrocínio de contratação indevida, fraude de licitação ou contrato, entre outros crimes correlatos.

A soma das penas previstas para os delitos investigados pode alcançar até 14 anos de prisão.

SAUL BEMERGUY FOI AFASTADO EM 20221 

Em julho de 2021, Saul Nunes Bemerguy (MDB), então prefeito de Tabatinga, foi afastado do cargo após a operação Operação Maguta, da Polícia Federal.

Saul e seu ex-secretário de finanças, Gilberto Macedo Silva foram acusados do desvio de recursos federais da Educação.

De acordo com a denúncia original feita no ano passado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Saul – em parceria com Gilberto – teria fraudado 17 licitações entre os anos 2009 e 2010, desviando R$ 19 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

LEIA TAMBÉM

https://para.deamazonia.com.br/?q=505-conteudo-288218-apos-r-1-1-milhao-apreendido-em-aviao-prefeito-reeleito-de-tucurui-pa-e-alvo-de-operacao-da-pf

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *