Dnit inicia dragagem do Rio Amazonas em setembro para garantir navegação até Manaus

Operação de dragagem será nos trechos da Foz do Rio Madeira e Tabocal, em Itacoatiara, para evitar impactos as cidades e prejuízos a Zona Franca de Manaus

Dragagem do Rio Amazonas vai iniciar em setembro ( divulgação Dnit)

 

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou o início da dragagem nos pontos mais críticos do Rio Amazonas para a primeira quinzena de setembro.

O anúncio foi feito pelo diretor de Infraestrutura Aquaviária do Dnit, Edmar Tavares de Albuquerque Filho, durante uma reunião em Brasília com representantes do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam). A informação é do Correio Braziliense.

A ação é considerada estratégica para garantir o tráfego seguro de embarcações de grande porte durante o período de seca.

Para a operação, o Dnit utilizará uma draga hopper (TSHD), uma embarcação de alta capacidade que remove sedimentos de forma contínua e eficiente.

Segundo o órgão, essa tecnologia permite a manutenção de um calado de 12,8 metros, conforme as normas da Marinha, assegurando a passagem de navios nos dois trechos mais desafiadores do rio: Foz do Rio Madeira e Tabocal, em Itacoatiara. A rota de navegação comercial liga Manaus aos portos do Atlântico.

A preocupação não é nova. A estiagem do rio Amazonas em 2023 foi uma das piores da história, com recordes de baixa nos níveis dos rios e impactos significativos na região amazônica. A seca afetou comunidades ribeirinhas, a fauna e a flora, além de causar prejuízos econômicos, principalmente nas indústrias que fazem parte do Polo Industrial de Manaus (PIM).

O fenômeno interrompeu rotas fluviais, encareceu o transporte com sobretaxas de “pouca água” e isolou comunidades inteiras. Houve impactos ambientais graves, como a mortandade de peixes e botos em lagos da região

A medida visa mitigar os impactos da estiagem, que historicamente dificultam a logística e o escoamento de mercadorias na região.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *