No Fórum de governadores, Wilson propõe carta conjunta em defesa da COP 30, em Belém
No Fórum Nacional, em Belém, governador do Amazonas falou dos impactos do veto sobre a BR-319
DEAMAZÕNIA BELÉM, PA – O governador do Amazonas, Wilson Lima, defendeu, nesta quarta-feira (13/08), durante a 17ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores, em Belém, que os estados elaborem uma carta conjunta apoiando a realização da COP30 na capital paraense e apresentando compromissos a serem cobrados dos países mais ricos.
Segundo Wilson Lima, o documento deve deixar claro o que os estados esperam da conferência, incluindo financiamento mais justo, mecanismos para que os recursos cheguem à ponta, fortalecimento de cadeias produtivas, troca de tecnologias e pagamento por serviços ambientais a quem preserva a floresta.
“Precisamos avançar nos compromissos dos países mais ricos, com financiamento mais justo, instrumentos que façam os recursos chegarem efetivamente à ponta, compromisso com a redução de emissões e, sobretudo, o pagamento por serviços ambientais a quem preserva a Amazônia”, disse.
A declaração do governador do Amazonas ocorre diante de recentes críticas sobre a alta de preços de hospedagem em Belém.
Wilson defendeu que o evento é uma oportunidade estratégica para a região.
No mesmo encontro, O governador também alertou para os impactos dos vetos presidenciais recentes sobre o licenciamento da BR-319, rodovia estratégica para a integração logística da Amazônia.
“Com esses vetos, o avanço dessas obras vai se tornar cada vez mais lento. Já estava difícil do ponto de vista do licenciamento; agora, praticamente perdemos as esperanças de avançar com a 319. O que pedimos não é flexibilizar a legislação, mas não impedir obras estratégicas para o desenvolvimento”, afirmou.
O encontro desta quarta contou com a participação do governador do Pará e anfitrião do evento, Helder Barbalho; do governador do Acre, Gladson Cameli; do governador do Amapá, Clécio Luís; do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes; da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; do governador do Sergipe, Fábio Mitidieri.
Na terça-feira (12/08), também, em Belém, o chefe do Executivo amazonense participou da 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal