sábado, novembro 29, 2025

Portal deAmazônia

Jornalismo Profissional

No Fórum de governadores, Wilson propõe carta conjunta em defesa da COP 30, em Belém

No Fórum Nacional, em Belém, governador do Amazonas falou dos impactos do veto sobre a BR-319  

Wilson Lima, no Fórum Nacional de Governadores, em Belém

 

DEAMAZÕNIA  BELÉM, PA – O governador do Amazonas, Wilson Lima, defendeu, nesta quarta-feira (13/08), durante a 17ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores, em Belém, que os estados elaborem uma carta conjunta apoiando a realização da COP30 na capital paraense e apresentando compromissos a serem cobrados dos países mais ricos.

Segundo Wilson Lima, o documento deve deixar claro o que os estados esperam da conferência, incluindo financiamento mais justo, mecanismos para que os recursos cheguem à ponta, fortalecimento de cadeias produtivas, troca de tecnologias e pagamento por serviços ambientais a quem preserva a floresta.

“Precisamos avançar nos compromissos dos países mais ricos, com financiamento mais justo, instrumentos que façam os recursos chegarem efetivamente à ponta, compromisso com a redução de emissões e, sobretudo, o pagamento por serviços ambientais a quem preserva a Amazônia”, disse.

A declaração do governador do Amazonas ocorre diante de recentes críticas sobre a alta de preços de hospedagem em Belém.

Wilson defendeu que o evento é uma oportunidade estratégica para a região.

No mesmo encontro, O governador também alertou para os impactos dos vetos presidenciais recentes sobre o licenciamento da BR-319, rodovia estratégica para a integração logística da Amazônia.

“Com esses vetos, o avanço dessas obras vai se tornar cada vez mais lento. Já estava difícil do ponto de vista do licenciamento; agora, praticamente perdemos as esperanças de avançar com a 319. O que pedimos não é flexibilizar a legislação, mas não impedir obras estratégicas para o desenvolvimento”, afirmou.

O encontro desta quarta contou com a participação do governador do Pará e anfitrião do evento, Helder Barbalho; do governador do Acre, Gladson Cameli; do governador do Amapá, Clécio Luís; do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes; da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; do governador do Sergipe, Fábio Mitidieri.

Na terça-feira (12/08), também, em Belém, o chefe do Executivo amazonense participou da 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *