Novo comandante do CMA, Viana Filho, tem trabalho com foco estratégico para a fronteira da Amazônia
Novo comandante Militar da Amazônia toma posse nesta terça (19)
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O novo comandante do CMA, Comando Militar da Amazônia, general de Divisão, Luiz Gonzaga Viana Filho, que toma posse no cargo, nesta terça-feira (19), é um oficial com larga experiência em setor de inteligência e estratégica do Exército.
Viana Filho assume no lugar do general de Exército, Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves.
O novo comandante do CMA foi chefe do Centro de Inteligência do Exército, em 2022. Ele também já ocupou o cargo de comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas.
Em 2018, Viana Filho foi escalado para implantar a 22ª Brigada de Infantaria de Selva em Macapá.
Sob o seu comando passou a ser rotina a realização de grandes operações e manobras militares no Amapá, na região das fronteiras do Brasil com a Guiana Francesa, no Rio Oiapoque, e com o Suriname.
O novo comandante gosta de atuar com forças auxiliares, em conjunto como Ibama, Receita Federal, ICMBio, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e também com órgãos estaduais de fiscalização e com forças de segurança pública do estado do Estado.
A criação da Brigada do Amapá fazia parte de um planejamento estratégico do Exército para a Amazônia, que criou em 2013, o Comando Militar do Norte, em Belém, a partir de desmembramento com o CMA, em Manaus.
Viana considera a tríplice fronteira entre o Peru, a Bolívia e a Colômbia, uma região complexa e sabe que o rio Solimões, é utilizado para escoar a droga do tráfico internacional e venda de armas.