Lula inaugura, em Manaus, nesta terça (9), Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia

Lula cumprirá duas agendas em Manaus: uma que impulsiona combate ao crime organizado e a outra de interligação das infovias Boa Vista (RR) ao Amazonas

Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI) da Amazônia, em Manaus

 

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Manaus, nesta terça-feira (9), para cumprir duas agendas em Manaus. A primeira para impulsionar o combate ao crime na Amazônia Legal e outra para ampliar a conectividade no Norte do país. O Palácio do Planalto confirmou a agenda do presidente na capital amazonense.

A primeira, às 10h, Lula inaugura oficialmente o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI) da Amazônia, considerado estratégico para o combate no enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de entorpecentes, armas e pessoas.

A cerimônia contará com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

O Centro promoverá a colaboração entre os nove países amazônicos e os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal

À tarde, às 15h, Lula visita um dos maiores projetos de infraestrutura digital da história da Amazônia, dando início às obras de interligação das infovias do Programa Norte Conectado.

Na ocasião, o presidente também entrega a obra do cabo subfluvial da Infovia 04, que conecta Boa Vista (RR) ao Amazonas.

O centro já vinha operando de forma parcial desde junho, mas passa agora a funcionar plenamente.

O CCPI será o principal ponto de articulação entre as forças de segurança do Brasil e de países vizinhos que integram a Amazônia Legal, reunindo representantes dos nove estados da região (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Centro de Cooperação Policial Internacional

A estrutura do prédio, de seis andares, conta com serviço de inteligência, divisões de operações e logística, gabinete de crise, sala de videomonitoramento e sala de imprensa. O centro terá como prioridade o planejamento de operações integradas contra grilagem de terras, garimpo ilegal, tráfico de drogas, contrabando e facções criminosas que tentam se instalar na região.

O governo federal pretende usar a inauguração como um sinal claro de que vai endurecer o enfrentamento ao crime organizado na Amazônia.

Na última semana, os ministros Lewandowski e Fernando Haddad (Fazenda) anunciaram uma megaoperação contra o PCC (Primeiro Comando da Capital), desarticulando um esquema bilionário de lavagem de dinheiro por meio de postos de combustíveis e fintechs.

O CCPI integra o Plano Amas – Amazônia: Segurança e Soberania, desenvolvido em parceria entre o Ministério da Justiça, o Ministério do Meio Ambiente e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A expectativa do governo é que o novo centro fortaleça o controle das fronteiras e a proteção da floresta, além de aumentar a capacidade de resposta das autoridades contra crimes transnacionais.

SERVIÇO: AGENDA PRESIDENCIAL

> MANHÃ

Presidente Lula participa da cerimônia de inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, em Manaus

🗓️ Data: terça-feira, 9 de setembro

🕐 Horário: 10h

📍 Local: Avenida Jacira Reis, 1000, Manaus/AM.

> TARDE 

Presidente Lula dá início às obras de interligação das infovias do Programa Norte Conectadoo

🗓️ Data: terça-feira, 9 de setembro

🕐 Horário: 15h

📍 Local: Píer da Estação Naval do Rio Negro, na Estrada de Acesso ao Comando Naval, n° 1500, Vila Buriti, Manaus/AM.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *