Defesa Civil lança sistema de alertas por celular no Amazonas com simulação
Notificações gratuitas, em fase de teste, neste sábado (20), vão avisar em tempo real sobre riscos de desastres naturais ao extremo e severos
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – A Defesa Civil do Amazonas, em parceria com o Governo Federal, lançou neste sábado (20/09), o Sistema Defesa Civil Alerta, ferramenta que envia mensagens gratuitas diretamente para celulares em situações de risco extremo e severo.
O teste foi realizado nos municípios de Manaus, Manacapuru, Iranduba e Novo Airão, quando os moradores receberam notificações na tela do celular.
O secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, destacou que a implantação do sistema representa um avanço histórico na prevenção de desastres no estado.”É importante ressaltar o trabalho que está sendo realizado em parceria com o Governo Federal. Um avanço na proteção civil, uma vez que lançamos no dia de hoje, nesse evento teste, mais uma ferramenta extremamente importante no sentido de ajudar a proteger as populações, principalmente as que moram em área de risco”.
O sistema já estava em funcionamento nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil e, em breve, será expandido para toda a Região Norte, fortalecendo a preparação das comunidades e a resposta a possíveis desastres naturais.
De acordo com Celso Ribas, gerente regional da Anatel, os alertas aparecem sobrepostos à tela do celular, garantindo maior visibilidade. Em casos de risco extremo, o aviso é acompanhado de um som específico, mesmo com o aparelho no modo silencioso.
” O teste é extremamente importante para conscientizar a população do desenvolvimento dessa ferramenta, de que ela vai estar disponível para a Defesa Civil. Se o seu celular estiver conectado ao 4G ou 5G e ele for fabricado a partir de 2020, ele vai receber esse alerta de demonstração”, detalhou.
Segundo Celso Ribas, se estiver numa rede coberta pela rede celular, a mensagem será sobreposta no seu celular, independente do que o usuário esteja fazendo. “Você pode estar assistindo um filme, pode estar mandando uma mensagem, pode estar fazendo uso de qualquer aplicativo. Essa mensagem vai ser sobreposta no seu celular e ela permanece ali até você confirmar a leitura”, complementou.
Outro ponto importante é que não há necessidade de cadastro ou indicação de CEP. Os alertas são enviados automaticamente a todos os celulares que estiverem dentro da área mapeada como de risco.
O coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, Tiago Molina Schnorr, ressalta a importância da parceria entre órgãos estaduais e federais para ampliar a cobertura do sistema no Brasil. “Esse é um projeto muito complexo, poucos países no mundo utilizam essa tecnologia. O projeto só pode ser lançado a partir do momento dessa integração entre a Agência Nacional de Telecomunicações e entre todo o sistema de Defesa Civil, a Defesa Civil Nacional junto das defesas civis estaduais e dos municípios. O sistema como um todo só funciona por meio dessa integração, dessa articulação entre todos esses atores”.
O sistema é compatível com aparelhos lançados a partir de 2020, classificados como CAT 4 ou superior, que suportam 4G e 5G, nos sistemas operacionais Android e iOS.
Com a implantação no Amazonas, o Brasil dá mais um passo importante na modernização da comunicação em emergências, ampliando a capacidade de resposta e colocando a vida das pessoas em primeiro lugar.