Depois da lambança, MEC planeja fim do Enem

DEAMAZÔNIA BRASÍLIA – Depois da grande lambança com o Exame Nacional do Ensino Médio, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, já planeja a viabilidade de acabar com as provas tradicionais do Enem, no final do ano letivo, e transformar o modelo em exame seriado.

 

Segundo a  reportagem do jornal O Globo desta quarta-feira (05), Weintraub quer substituir o Exame, que se aplica ao ingresso dos estudantes as universidades, por provas distribuídas nos três anos do ensino médio regular. “A ideia é começar a aplicação para alunos do 1° ano já em 2021 e ampliar de forma gradual”, informa o jornal.

 

O Ministro da Educação já encaminhou inclusive a proposta de mudança do Enem ao Inep ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

 

A reportagem diz ainda que “o cronograma inicialmente traçado prevê a incorporação das turmas de 2º ano em 2022 e as de 3º ano em 2023, quando todo o ciclo regular do ensino médio estaria sendo atendido. Escolas públicas e privadas passariam pelo exame seriado”.

 

“áreas técnicas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram informadas da proposta para analisarem a viabilidade de sua implementação. As mudanças seriam feitas paralelamente aos planos de introduzir de forma gradual o Enem digital, anunciado no ano passado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub”, diz trecho da reportagem, assinada por Renata Mariz.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *