Rossy Amoedo preocupado com eleição do Garantido próximo ao galpão do Caprichoso
Em Parintins, desde 2020, eleição foi transferida da Cidade Garantido para a escola CETI, ao lados dos galpões do boi azul
DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, expressou sérias preocupações em relação à realização da eleição do adversário, o Boi Garantido, que acontecerá neste domingo (24), nas proximidades do galpão de alegorias do bumbá azul, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
A votação ocorrerá no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI), no bairro Emílio Moreira, e tem gerado considerável apreensão quanto à segurança e à preservação do patrimônio cultural e histórico do bumbá.
Segundo Rossy o galpão abriga módulos alegóricos com materiais altamente inflamáveis e em um clima quente como o da região, qualquer faísca, seja ela originada por um cigarro, fogos de artifício ou até mesmo garrafas de bebida, pode desencadear um incêndio de grandes proporções.
“Compreendemos que as eleições podem ser momentos de grande emoção e tensão, e há o risco de que os ânimos se exaltem e as estruturas alegóricas e o galpão do Caprichoso pode ser o maior prejudicado nessa situação, tanto em termos de segurança quanto na preservação de seu patrimônio histórico e cultural”, disse.
Rossy defende ainda que a eleição do boi Garantido seja realizada em escolas do reduto do bumbá vermelho, como São José Operário, Waldemar Pedrosa, São Francisco, Ryota Oyama ou até mesmo o próprio curral.