No Amazonas, nove cidades terão provas do Concurso Unificado; inscrições encerram sexta (9)
Governo disponibilizou 6,6 mil vagas; provas do concurso serão em maio
Com informações da Agência Brasil, com Pedro Peduzzi
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Encerra nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, o prazo para inscrição no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Os interessados em participar do certame devem acessar o site da Fundação Cesgranrio e pagar a taxa de R$ 60, para os cargos de nível médio e R$ 90 para os de nível superior. É necessário ao candidato estar inscrito na plataforma Gov.br.
Os organizadores já contabilizam mais de 1 milhão de inscrições para concorrerem às 6,6 mil vagas no serviço público. Dessas, 5.948 são para cargos de nível superior e 692, nível médio. As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades distribuídas por todas as unidades federativas.
No Amazonas, haverá provas em 9 cidades: Coari, Itacoatiara, Lábrea, Manaus, Manicoré, Parintins, São Gabriel Da Cachoeira, Tabatinga e Tefé. Há cargos que terão lotação em várias regiões do Brasil.
Para se inscrever, o candidato precisa, primeiro, escolher um entre os oito blocos temáticos do concurso. Na sequência, escolhe os cargos de seu interesse, dentro do mesmo bloco temático, e coloca na ordem de preferência – primeiro entre os cargos e, na sequência, entre as especialidades.
Os editais dos oito blocos temáticos, com todos os requisitos necessários, estão disponíveis em site específico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O telefone de suporte para esclarecimento de dúvidas sobre os editais, disponibilizado pela banca examinadora, a Fundação Cesgranrio, é 0800 701 2028. O funcionamento é das 9h às 17h, todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados.
VAGAS
O CNPU terá 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. As provas serão descentralizadas e ocorrerão em 220 cidades no mesmo dia.
Os cargos disponíveis para o estado são de analista administrativo, analista em reforma e desenvolvimento agrário e engenheiro agrônomo para atuar no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA; analista em Ciência e Tecnologia com especialidade em engenharia, analista em C&T com especialidade em engenharia civil, analista em C&T com especialidade em Engenharias e Ciências Exatas, analista em C&T com especialidade em Tecnologia da Informação, analista em C&T com especialidade em Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação, analista em C&T com especialidade em Direito, analista em C&T com especialidade em Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação, analista em C&T com especialidade em Comunicação Social e analista em C&T para qualquer área de formação para atuar no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI;
O CNPU também oferece vagas para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas e técnico em Informações Geográficas e Estatísticas para atuar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; especialista em indigenismo com foco em engenharia agronômica, especialista em indigenismo com foco em antropologia, especialista em indigenismo com foco em assistência social, especialista em indigenismo com foco em economia, especialista em indigenismo com foco em administração, especialista em indigenismo com foco em arquivologia, especialista em indigenismo com foco em contabilidade e técnico em indigenismo para atuar na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).
Edição: Graça Adjuto