Arena da Amazônia será um dos estádios da Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027

Brasil venceu eleição nesta sexta (17), na Tailândia para sediar a Copa do Mundo Feminina 2027

Arena da Amazônia - Manaus ( Foto: Augustto Albuquerque/Divulgação)

 

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil e Redação

 

Após ser eleito país-sede pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), o Brasil vai receber, em 2027, a Copa do Mundo Feminina. A Arena da Amazônia, em Manaus, é um dos estádios selecionados para também sediar os jogos.

A eleição ocorreu nesta sexta-feira (17) durante o 74º Congresso da Fifa, em Bangcoc, na Tailândia.

A candidatura brasileira venceu a disputa com uma candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda. O Brasil, que já sediou duas edições da Copa do Mundo Masculina de futebol, contabilizou 119 votos, enquanto a candidatura europeia recebeu 78 votos.

A Copa do Mundo Feminina de futebol 2027 será a décima edição do torneio. Antes de chegar à Austrália e à Nova Zelândia, em 2023, a competição já havia sido sediada pela China, Suécia, pelos Estados Unidos, pela Alemanha, pelo Canadá e pela França.

A seleção espanhola é a atual campeã mundial, juntando-se aos Estados Unidos, à Alemanha, ao Japão e à Noruega como as seleções que ergueram o tão cobiçado troféu Fifa. Os Estados Unidos contabilizam o maior número de títulos (4), seguidos pela Alemanha, que foi campeã duas vezes.

Já a seleção brasileira é uma das equipes que participou, até o momento, de todas as edições da Copa do Mundo Feminina de futebol. Com a sede do torneio de 2027 definida, a décima participação brasileira fica garantida, como time da casa. A equipe brasileira já subiu ao pódio duas vezes, mas nunca ergueu a taça de campeã.

 ARENA DA AMAZÔNIA

Segundo o site Ge, O Brasil não terá um Comitê Organizador Local (COL), como houve na Copa do Mundo de 2014. A Fifa vai escolher uma subsidiária no país para começar a organizar o evento

10 estádios serão utilizados para os jogos da Copa do Mundo de 2027. Na Região Norte, a Arena da Amazônia, em Manaus, foi escolhida para ser um desses estádios.

Beira-Rio (Porto Alegre)

Arena Corinthians (São Paulo)

Maracanã (Rio de Janeiro)

Mineirão (Belo Horizonte)

Fonte Nova (Salvador)

Arena Pernambuco (Recife)

Arena Castelão (Fortaleza)

Arena Amazonas (Manaus)

Arena Pantanal (Cuiabá)

Mané Garrincha (Brasília)

A previsão é que a partida de abertura seja disputada no dia 24 de junho (uma quinta-feira) e a final em 25 de julho (domingo), ambas no Maracanã. As semifinais seriam em Brasília e São Paulo, com a disputa do terceiro lugar em Belo Horizonte. Mas todas essas decisões serão tomadas pela Fifa, assim que a estrutura de organização da Copa do Mundo for montada.

LEIA TAMBÉM

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *