Cirurgião cardiologista, Silvano Baraúna, inicia atendimentos em Parintins
Silvano Baraúna integra equipe do renomado médico Marcelo Jatene, chefe no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor) e no Hospital do Coração (Hcor) de São Paulo

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – O município de Parintins passou a contar com o atendimento do cirurgião cardiologista, Silvano Baraúna, que iniciou suas consultas no Ambulatório Municipal de Especialidades (AME). Considerado um dos maiores nomes da cardiologia adulta e infantil do Norte do Brasil, o médico foi recepcionado pelo prefeito Mateus Assayag.
O médico reside em São Paulo, onde em 2011, fez estágio de 1 ano em transplante cardíaco, adulto e pediátrico. Em 2021 concluiu subespecialização em cirurgia cardíaca pediátrica.
Atualmente Silvano Baraúna integra a equipe do professor doutor Marcelo Jatene, que é chefe no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas em São Paulo (Incor) e no Hospital do Coração de São Paulo (Hcor). Como médico cirurgião da equipe participa de operação em vários hospitais do Estado de SP.
É o segundo médico especialista na área contratado pela Prefeitura de Parintins. No AME, já atua a médica cardiologista Mayara Vasconcelos.
“Eu avalio como um casamento que já existe há quase 30 anos. Vim para Parintins, aqui constituí família e iniciei minha vida profissional. Nesta primeira etapa, realizamos vários atendimentos, vendo pessoas com necessidades específicas em cardiologia clínica e cirúrgica. O objetivo é fazer um diagnóstico das demandas locais e oferecer o melhor atendimento possível, garantindo dignidade aos pacientes, seja em Parintins ou, quando necessário, em Manaus”, ressaltou o especialista, que é natural de Maués e residiu em Parintins no final dos anos 90.
“Além de um grande profissional com experiência em Parintins, no Amazonas e em São Paulo, ele também é um grande ser humano, que vai humanizar ainda mais o atendimento de saúde do nosso município”, afirmou Mateus Assayag.
O prefeito ainda adiantou que outras especialidades devem ser incorporadas à rede municipal nos próximos meses, entre elas a gastroenterologia, prevista ainda para este segundo semestre.
Para ter acesso a atendimentos especializados da rede pública de saúde, o usuário deve ter encaminhamento expedido por um médico clínico geral nas unidades básicas de saúde. Os especialistas são agendados na própria Unidade Básica de Saúde (UBS).

