Manaus terá protesto contra anistia a golpistas e “PEC da Blindagem”
Os deputados federais, Capitão Alberto Neto, Fausto Jr, Silas Câmara, Pauderney Avelino e Adail Filho votaram a favor da ‘PEC da Blindagem’
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Um ato público será realizado em Manaus neste domingo (21) contra a proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e contra a chamada “PEC da Blindagem”.
A concentração está marcada para as 8h na faixa liberada da Avenida Getúlio Vargas, no Centro. Os manifestantes seguirão em caminhada pelas avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, com encerramento na Rua 24 de Maio.
O movimento é organizado por entidades estudantis e organizações da sociedade civil e acontece de forma simultânea em outras capitais.
Segundo os organizadores, o objetivo é defender transparência, punição aos responsáveis pelos atos golpistas e impedir mudanças que dificultem investigações de agentes públicos.
O protesto é motivado pelo PL 2162/2023, que prevê anistia para condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes, e pela Proposta de Emenda Constitucional qué uma Proposta de Emenda à Constituição que visa ampliar a proteção judicial para deputados e senadores, dificultando a abertura de processos criminais e a execução de mandados de prisão contra parlamentares.
A proposta foi aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados, com 353 votos a 134 no primeiro turno e 344 votos a 133 no segundo, e agora seguirá para o Senado.
5 deputados federais do Amazonas votaram a favor da PEC da Blindagem. São eles: Capitão Alberto Neto, Fausto Jr, Silas Câmara, Pauderney Avelino e Adail Filho.
Os deputados que votaram contra: Atilas Lins, Sidney Leite, Amom Mandel.