Governo do Amazonas recebe Missão do BID para tratar das próximas etapas do Prosai Parintins

As equipes do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da UGPE estão alinhando metas e indicadores, e visitando as obras em andamento na Ilha Tupinambarana 

A especialista em Água e Saneamento do BID, Flávia Oliveira, destacou o ritmo avançado das obras em Parintins

 

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – Equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), para a Missão de Arranque do Programa de Saneamento Integrado (Prosai). Esta fase é para discutir, junto com o Governo do Amazonas, as próximas etapas do programa, verificando metas e indicadores e acompanhando o andamento das obras. A missão iniciou na segunda-feira (06/10) e segue até esta quinta-feira (09/10), com agenda também em Manaus.

A especialista em Água e Saneamento do BID, Flávia Oliveira, destacou o ritmo avançado das obras para implantação do novo sistema de abastecimento e o fato de a cidade já poder contar com água tratada. Disse que, em breve, será sentido, também, o progresso nas intervenções de esgotamento sanitário, em andamento, o que contribuirá para a redução de doenças de veiculação hídrica.

“O grande marco do programa foi que, neste ano, pela primeira vez, 100% da população teve acesso à água totalmente potável durante o Festival de Parintins. Isso representa um avanço significativo. Com o andamento das obras, já é possível observar uma melhoria na continuidade do serviço”, afirmou Flávia.

O Prosai Parintins é coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). De acordo com o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, a Missão de Arranque tem a finalidade de avaliar tudo o que está sendo feito e planejar o que será executado nos próximos seis meses.

“Nossa ideia é entregar todo o sistema de abastecimento de água do Prosai Parintins até março de 2026. A partir de dezembro deste ano, pretendemos entregar um Centro de Reservação e Distribuição (CRD) por mês e, até março, entregar todos os quatro em pleno funcionamento, para deixar o sistema 100% abastecido”, observou.

A programação das equipes do BID e UGPE em Parintins abriu na segunda-feira com uma reunião com a vice-prefeita Vanessa Gonçalves e com os técnicos do município. Nesta terça-feira, foram realizadas visitas às obras em andamento. A agenda segue na quarta e quinta-feira (08 ne 09/10), já em Manaus, para o detalhamento das ações.

A Missão de Arranque conta com a participação do líder da Divisão de Água e Saneamento do BID no Brasil, Gustavo Mendez; da analista de Operações, Raisa Bettini; da especialista e consultora de Água e Saneamento, Flávia Oliveira e Gabriela Capobianco, respectivamente, além da consultora especialista em Turismo, Luciana Sagi. Participam, também, os subcoordenadores da UGPE, dos setores de Planejamento, Leonardo Barbosa; de engenharia, João Benaion; de Projetos Sociais, Viviane Dutra; e do Jurídico e Relacionamento Institucional, Francisco Soares, além do coordenador local do Prosai, Leonardo Normando.

O subcoordenador Executivo de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, disse que as equipes estão trabalhando na validação dos instrumentos de planejamento desenvolvidos durante a fase preparatória do programa. “Como esse processo de estruturação leva de um a dois anos, é comum que, após a formalização do contrato, seja necessário atualizar os documentos para refletir o cenário atual”, afirmou.

Água de qualidade 

Esta é a primeira visita da equipe do banco ao município, desde que iniciaram as obras do programa, em setembro de 2024, com a implantação do novo sistema de abastecimento de água. Os trabalhos começaram antes mesmo da assinatura do contrato de empréstimo com o BID, que ocorreu somente em dezembro. A antecipação foi determinada pelo governador Wilson Lima, para resolver o problema emergencial de água contaminada no município.

Em junho deste ano, o Governo do Estado inaugurou a primeira etapa do novo sistema de abastecimento. Foram entregues 26 quilômetros de rede de distribuição, dos 44 quilômetros previstos, e nove poços profundos já estão em operação, garantindo água tratada de qualidade para a população.

Com a conclusão das obras dos novos reservatórios, prevista para ocorrer até o início de 2026, o Prosai vai garantir fornecimento de água 24 horas por dia, mesmo se houver problema de queda de energia na cidade. As obras de esgotamento sanitário também já estão em andamento.

Além do saneamento básico, o Prosai Parintins abrange obras de habitação, requalificação urbanística, construção de equipamentos urbanos, como parques, praças, um novo mercado, além de reflorestamento

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *