sábado, dezembro 13, 2025

Portal deAmazônia

Jornalismo Profissional

Pesquisas Census e Ipen colocam Maria do Carmo na disputa pelo segundo turno

Pesquisas ativaram modo turbo de Maria do Carmo, após divulgar alta rejeição do prefeito David Almeida

Maria do Carmo Seffair em uma lancha no Rio Solimões ( redes sociais)

 

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Desde que duas pesquisas de intenções de votos foram divulgadas que a empresária Maria do Carmo (PL) enxergou a possibilidade de disputar o segundo turno das eleições com o senador Omar Aziz (PSD) e intensificou viagens ao interior do Estado.

Isso porque a Pesquisa Census colocaria a presidente da Fametro no segundo turno, em 2026. A pesquisa diz que Omar tem 40%, contra 26% de Maria e 20% do prefeito David Almeida (Avante).

O Ipen, embora dê o número divergente da Census, assinalando David logo depois de Omar, nas intenções de voto, há um dado que daria vantagem e aumenta a probabilidade de Maria está no segundo turno, que é a alta rejeição do prefeito de Manaus.

Os dados da Census justifica o fato de Maria está na segunda colocação quando aponta a rejeição da gestão de David Almeida em 63%. Nível crítico de alto risco.

Na pesquisa simulada o Ipen cravou Omar com 33,8% das intenções de votos, David com 26,1% e Maria do Carmo com 17,6% (num cenário apenas com os três na briga pelo governo).

O Ipen também assinala que a maior rejeição é a do prefeito, mas, segundo este estudo com um percentual menor: 36,10%. Nível desconfortável, em alerta de perigo.

Na consulta do Ipen, Omar assinala a menor rejeição com 22,70% e Maria do Carmo somou 25,50%.

Com os dados da Census e do Ipen favoráveis debaixo do braço, Maria do Carmo ligou o motor e seguiu rumo ao Alto Solimões. Esta semana, a empresária visitou as cidades de Benjamin Constant e Tabatinga, na tríplice fronteira.

Já o prefeito David Almeida viu nos números a condição para mudar o cenário. Adotou uma nova postura, admitiu erro na comunicação, e agora implementou uma campanha chamada de ‘operação verdade’.

Enquanto isso, o senador Omar Aziz ganha as ruas de Manaus visitando feirantes e fazendo corpo a corpo, para ampliar sua base eleitoral na capital.

A pesquisa Ipen foi divulgada no dia de 28 novembro, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A Census Consultoria divulgou a consulta no dia 5 de dezembro, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

PESQUISA CENSUS

PESQUISA IPEN

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *