Lula vai condecorar cientista da Fiocruz Amazônia que provou ineficácia da cloroquina

Infectologista liderou primeiro estudo do mundo que descartava a cloroquina como tratamento contra a Covid-19

DEAMAZÔNIA BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá condecorar o infectologista da Fiocruz Amazônia, com sede em Manaus, Marcus Lacerda, responsável por liderar o primeiro estudo do mundo que descartava a cloroquina como tratamento contra a Covid-19. 

Cientista Marcus Lacerda (Foto: Lucas Silva/Divulgação)

O cientista receberá a Ordem Nacional do Mérito Científico (ONMC), mesmo título que foi revogado pelo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.  

A informação é do blog de Malu Gaspar, de O GLOBO

Conforme o blog, Lacerda e outros 21 cientistas foram condecorados em novembro de 2021 pelo então presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro Marcos Pontes.  

Na mesma semana, porém, o título de Marcos Lacerda foi cancelado em publicação no Diário Oficial da União (DOU). 

Agora, o cientista da Fiocruz receberá a honraria durante a primeira reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. 

O governo Lula homenageará, com a mesma honraria, a diretora da Fiocruz, Adele Schwartz Benzaken, que teve a medalha cancelada por Bolsonaro e ainda foi demitida após a divulgação de uma cartilha voltada para homens trans. 

Segundo a colunista de O Globo, a ‘indicação partiu da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que costumam colaborar com a construção da lista de homenageados da ONMC’. 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *