Governo anuncia R$ 2 bi para combate a crimes na Amazônia; Manaus terá base da Força Nacional

Plano Amas abrangerá nove estados da região; medida faz parte de pacote de segurança pública anunciado nesta sexta (21)

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira (21), decreto que institui o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), que prevê combate a crimes na região, com R$ 2 bilhões de investimento. 

Área de extração de madeira no estado do Pará (Foto: Reprodução/Greenpeace)

A medida faz parte do pacote de atos do Ministério da Justiça assinados em cerimônia no Palácio do Planalto. 

Com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), o governo vai implantar estruturas e comprar de equipamentos como viaturas, armamentos, helicópteros e outros veículos.  

De acordo com o Ministério, serão instalas 28 bases terrestres e seis fluviais para o combate a crimes ambientais e infrações correlatas. Com isso haverá, na região, um total de 34 bases integradas de segurança. 

O Plano AMAS prevê, ainda, a implementação da Companhia de Operações Ambientais da Força Nacional de Segurança Pública, que terá sede em Manaus. 

O objetivo é combater, especialmente, crimes ambientais e conexos. 

“Estamos preocupados com a Amazônia porque em seus quase 5 milhões de quilômetros quadrados está sendo fomentado o crime organizado, o narcotráfico e tudo o que é ilícito. Precisamos trabalhar junto com os governadores. E vamos redefinir o papel das Forças Armadas”, disse o presidente Lula. 

Segundo o ministro Flávio Dino, o PAS fortalecerá a atuação da PF. “A ação na Amazônia é um desafio nacional. Organizações criminosas ocuparam o território lá, e os indicadores de violência cresceram. Por isso precisamos combater o garimpo, o narcotráfico e combater o desmatamento”. 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *