Família Barbalho ocupa 20 cargos estratégicos no Estado do Pará

Parentes e cônjuges do governador ocupam os cargos ao custo de quase meio milhão de reais por mês em salários, segundo reportagem do Estadão

DEAMAZÔNIA BELÉM, PA – Reportagem do Estadão, publicada neste domingo (3/9), aponta que a família do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), ocupa 20 cargos no governo do estado em vagas estratégicas e em órgãos de controle ao custo de quase meio milhão de reais, por mês, em salários.

Segundo a matéria de Julia Afonso, os familiares e cônjuges foram nomeados ao longo das últimas décadas e têm se mantido nos cargos até hoje. Helder é governador desde 2019.

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará é o órgão que concentra a maior parte dos familiares dos Barbalho: seis no total . Há também parentes empregados no Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), no Ministério Público de Contas dos Municípios e na Corte de Contas do Estado (TCE-PA).

Em março, a própria primeira-dama do Pará, a advogada Daniela Lima Barbalho, foi eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado. No TCE tem ainda uma prima e uma tia do governador.  

Ainda segundo a reportagem do Estadão, na semana passada, o governador nomeou o primo Alex Pinheiro Centeno para um cargo no Tribunal de Justiça do estado.

No governo do Estado, Helder tem ainda oito parentes. Um dos cargos é do primeiro do governador, Lourival Barbalho Jr, que foi nomeado secretário adjunto do tesouro do Estado. O salário chega a R$ 100 mil mensais.

O Estadão tentou ouvir o governo e os órgãos de controle, mas não obteve resposta. 

Leia a matéria completa no Estadão.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *