terça-feira, dezembro 16, 2025

Portal deAmazônia

Jornalismo Profissional

Instituto Ajuri promove live show ‘Amazônia Viva’ nesta terça (5), com várias atrações

No dia da “Dia da Amazônia”, live irá reunir artistas, educadores e lideranças de diferentes culturas, em parceria com a URIHI, associação Yanomami

Live show do Instituto Ajuri

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – O Instituto Cultural Ajuri (INCA), em parceria com o Instituto Urihi do Povo Yanomami e o projeto “Cidadania Digital”, realiza, nesta terça-feira (5/9) – “Dia da Amazônia” – a partir das 17h (horário do Amazonas), mais uma edição da Live-Show “Amazônia Viva”. O projeto, idealizado por Marcos Moura, é uma celebração artístico-cultural cidadã e solidária que reúne dezenas de artistas, educadores, personalidades e lideranças de diferentes culturas.

A transmissão será realizada no canal do YouTube do Instituto Cultural Ajuri – INCA e pelas redes sociais do Boi-Bumbá Garantido. Durante a live, será lançado o clip da toada “Nominação Kaiapó”, dos compositores Enéas Dias, Marcos Moura e João Kennedy.

A iniciativa visa promover e valorizar a vida, as histórias e as culturas dos povos da floresta, além de defender um projeto de bem viver sustentável, ecológico, decolonial, democrático e antirracista. É um encontro festivo e político para apoiar as reivindicações, lutas e projetos que buscam proteger a Amazônia e seus habitantes.

Nos anos anteriores, o projeto contou com o apoio de diversas entidades e a participação de artistas, grupos culturais e líderes indígenas. Na edição de 2023, a Live Show Amazônia Viva continuará sua missão solidária, sensibilizando o público a apoiar o Instituto Urihi de Roraima, que trabalha junto ao Povo Yanomami, e o Instituto Cultural Ajuri de Parintins, envolvido em atividades culturais e socioambientais.

“Esta live é um marco na promoção da vida, das histórias e culturas dos povos da floresta. Defendemos um projeto de bem viver sustentável, ecológico, decolonial, democrático e antirracista. Convidamos a todos a participarem dessa de valorização e respeito pela diversidade que floresce na nossa floresta”, destacou Marcos Moura.

A programação deste ano contará com líderes indígenas renomados, como David Kopenawa Yanomami, Angela Mendes e Márcia Kambeba, além de líderes históricos do movimento negro, como Dr. Babalawô Ivanir dos Santos e Dra. Helena Theodoro. Além disso, haverá diversas atrações artísticas e culturais.

O “Amazônia Viva” é mais do que um evento; é um chamado para a preservação da Amazônia e a celebração da diversidade cultural e ecológica que ela abriga

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *