Instituto Ajuri promove live show ‘Amazônia Viva’ nesta terça (5), com várias atrações

No dia da “Dia da Amazônia”, live irá reunir artistas, educadores e lideranças de diferentes culturas, em parceria com a URIHI, associação Yanomami

Live show do Instituto Ajuri

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – O Instituto Cultural Ajuri (INCA), em parceria com o Instituto Urihi do Povo Yanomami e o projeto “Cidadania Digital”, realiza, nesta terça-feira (5/9) – “Dia da Amazônia” – a partir das 17h (horário do Amazonas), mais uma edição da Live-Show “Amazônia Viva”. O projeto, idealizado por Marcos Moura, é uma celebração artístico-cultural cidadã e solidária que reúne dezenas de artistas, educadores, personalidades e lideranças de diferentes culturas.

A transmissão será realizada no canal do YouTube do Instituto Cultural Ajuri – INCA e pelas redes sociais do Boi-Bumbá Garantido. Durante a live, será lançado o clip da toada “Nominação Kaiapó”, dos compositores Enéas Dias, Marcos Moura e João Kennedy.

A iniciativa visa promover e valorizar a vida, as histórias e as culturas dos povos da floresta, além de defender um projeto de bem viver sustentável, ecológico, decolonial, democrático e antirracista. É um encontro festivo e político para apoiar as reivindicações, lutas e projetos que buscam proteger a Amazônia e seus habitantes.

Nos anos anteriores, o projeto contou com o apoio de diversas entidades e a participação de artistas, grupos culturais e líderes indígenas. Na edição de 2023, a Live Show Amazônia Viva continuará sua missão solidária, sensibilizando o público a apoiar o Instituto Urihi de Roraima, que trabalha junto ao Povo Yanomami, e o Instituto Cultural Ajuri de Parintins, envolvido em atividades culturais e socioambientais.

“Esta live é um marco na promoção da vida, das histórias e culturas dos povos da floresta. Defendemos um projeto de bem viver sustentável, ecológico, decolonial, democrático e antirracista. Convidamos a todos a participarem dessa de valorização e respeito pela diversidade que floresce na nossa floresta”, destacou Marcos Moura.

A programação deste ano contará com líderes indígenas renomados, como David Kopenawa Yanomami, Angela Mendes e Márcia Kambeba, além de líderes históricos do movimento negro, como Dr. Babalawô Ivanir dos Santos e Dra. Helena Theodoro. Além disso, haverá diversas atrações artísticas e culturais.

O “Amazônia Viva” é mais do que um evento; é um chamado para a preservação da Amazônia e a celebração da diversidade cultural e ecológica que ela abriga

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *