Flávio Dino anuncia grupo de trabalho para investigar a Lava-Jato

Ministro encaminhou determinação à Polícia Federal para investigar a origem e o destino do dinheiro

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. (Foto Valter Campanato/Agência Brasil)

Por Sabrina Craide – Agência Brasil e redação deamazônia

Na tarde desta segunda-feira (18) o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou a criação de um grupo de trabalho (GT) para análises das cooperações internacionais realizadas no âmbito da operação Lava-Jato.

A pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, vai encaminhar à Polícia Federal uma determinação para investigar a origem e o destino do dinheiro oriundo dos acordos de delação e leniência firmados na Operação Lava Jato.

O ministro disse que a solicitação de criação do GT foi do corregedor do CNJ ministro Luís Felipe Salomão, no relatório da investigação administrativa do órgão que apontou para práticas questionáveis dos procuradores e juízes da operação, que envolve o ex-procurador Deltan Dallagnol e senador e ex-juiz, Sérgio Moro (União-PR).

“É um imperativo legal, se eu recebo um documento oriundo do CNJ com a narrativa de crimes, eu sou obrigado a mandar para a polícia judiciária para que ela proceda à investigação”, explicou. Ele disse que recebeu nesta segunda-feira (18) um ofício do Corregedor Nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, sobre os indícios de irregularidades.

Na semana passada, o relatório parcial de inspeção realizada pelo CNJ na 13ª Vara Federal em Curitiba apontou que os acordos eram homologados pela vara sem todos os documentos necessários, como a apresentação das circunstâncias da celebração e as discussões ocorridas entre as partes.

Edição: Denise Griesinger

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *