Com investimentos da prefeitura, Manaus tem a melhor saúde básica do país

Em 1000 dias de administração a saúde básica de Manaus alcançou o primeiro lugar entre as capitais no programa Previne Brasil

Imagem: Artur Barbosa / Semsa

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Os avanços na qualidade da Atenção Primária à Saúde vêm mudando a vida da população e se consolidam como uma das marcas da atual gestão da Prefeitura de Manaus. Em 1.000 dias da administração do prefeito David Almeida, a saúde básica de Manaus alcançou o primeiro lugar entre as capitais no programa Previne Brasil, em um feito inédito que se mantém há cinco quadrimestres e evoluiu, também, no percentual de cobertura da atenção básica, que saltou de 47,2% para 75,6%, em dois anos e meio.

A liderança perpassa pelos investimentos feitos pela prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na reforma e na revitalização das unidades básicas de saúde, na ampliação da cobertura e qualidade dos serviços prestados, assim como na ampliação da cobertura vacinal, no fortalecimento da saúde da mulher e do homem e na ampliação da cobertura vacinal em todas as idades.

As melhorias trazidas pela prefeitura na área da saúde têm impacto positivo na vida de gente como a estudante de Biomedicina Luiza Cristian da Silva, que espera o quarto filho e faz o pré-natal na Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, no bairro Compensa, zona Oeste. O acompanhamento na unidade básica inclui atendimento odontológico, tão importante para a saúde de grávidas e bebês.

“O acompanhamento em saúde bucal ajuda a evitar dores dentárias que, em geral, ocorrem na gestação e que muitas gestantes não sabem como aliviar, o que pode levar até a um parto prematuro. E estar com a saúde bucal em dia é essencial para evitar muitas outras doenças”, assinalou a estudante, que aprovou o atendimento na USF.

Luiza destacou a excelência no atendimento para as mães e bebês também. “Aqui, tem todo o acompanhamento da gestação ao nascimento, e a criança começa a ser atendida na unidade também. Há atendimentos com profissionais diversos, com quase todos os exames disponíveis. É um suporte bem amplo. Não tenho do que reclamar”, disse.

Evolução

A atenção à saúde das gestantes e o acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos figuram entre os indicadores monitorados pelo Previne Brasil, que registra o desempenho dos municípios. Na última avaliação quadrimestral do programa do Ministério da Saúde, de janeiro a abril deste ano, Manaus teve nota de 8,46, a maior entre as capitais, pela quinta vez seguida.

O prefeito David Almeida credita o resultado positivo ao empenho dos servidores da saúde para o aprimoramento dos serviços prestados, somado às ações e projetos da gestão municipal para a melhoria e ampliação da cobertura da assistência e para a modernização da rede básica na capital ao longo de pouco menos de três anos.

“Superamos um quadro de pandemia, com todas as dificuldades que havia, graças a equipes comprometidas em levar serviços de saúde para a população. É por isso que hoje somos referência em atenção básica no país, e vamos trabalhar para continuar sendo”, afirmou David, enfatizando a continuidade das ações da prefeitura de revitalização das estruturas da saúde e de valorização dos profissionais do segmento.

Mais acesso

Os avanços consolidados pela prefeitura contribuíram também para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. Em janeiro de 2021, início da atual gestão, a cobertura da atenção básica em Manaus era de 47,24%, significando que menos da metade da população tinha acesso à assistência na capital. O índice passou a 64,32%, em janeiro de 2022, e a 73,86%, em janeiro de 2023, chegando a 75,63% no último mês de maio, conforme dados do Ministério da Saúde, superando a meta estabelecida pela prefeitura para os quatro anos da atual gestão.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, pontuou que os números representam um aumento de 60% na cobertura da atenção primária em Manaus, e um avanço considerável na oferta de ações e serviços de prevenção e promoção da saúde para a população.

Saúde digital

Além da cobertura da atenção primária, a Semsa vem atuando para ampliar também os atendimentos do Telessaúde. Lançada em 2020, para monitoramento de pacientes de Covid-19 em tratamento domiciliar, a plataforma, hoje, abrange usuários da rede básica de outros quatro segmentos: Tuberculose, Gestação de Alto Risco, Imunização Infantil e Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Desde o início da atual gestão, o serviço contabiliza 201.313 atendimentos realizados.

Os atendimentos do Telessaúde ocorrem mediante contato telefônico, possibilitando o acompanhamento da saúde de usuários atendidos na rede básica por profissionais médicos e enfermeiros da Semsa, atuando como teleconsultores do serviço.

“Essa estratégia vem nos permitindo levar cuidado e assistência aos usuários em acompanhamento na rede básica, sendo mais um avanço da gestão municipal para levar a saúde para mais perto da população”, concluiu Shádia Fraxe.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *