Manaus coberta de fumaça e com um dos piores ares do mundo nesta quarta (11)

Ar poluído é resultado de queimadas na região; moradores da cidade estão sujeitos a efeitos sérios na saúde

Área da Ponta Negra encoberta por fumaça - qualidade do ar registra hoje (11) (Foto: Amom Mandel - World's Air Pollution)

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Manaus, capital do Amazonas – uma das principais cidades do Norte do Brasil e porta de entrada para a imensidão da maior floresta amazônica – registrou, nesta quarta-feira (11), a segunda pior qualidade do ar do mundo, de acordo com o World Air Quality Index (WAQI).

O índice, que mostra a qualidade do ar em tempo real em diversas localizações, atribuiu a classificação mais alta de risco à saúde. Há semanas moradores de Manaus reclamam da qualidade do ar.

Às 12h50, Manaus registrava 387 microgramas de poluentes por metro cúbico, o que indica que todos os moradores da cidade estão sujeitos a efeitos sérios na saúde.

A nível de comparação, a cidade de São Paulo registrou 122 microgramas de poluentes por metro cúbico no mesmo horário.

Às 16h, o ar de Manaus é registrado como “não saudável” no painel do World Air Quality Index (WAQI), com 179 microgramas de poluentes por metro cúbico.

A causa da fumaça em Manaus, segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), são queimadas em município da região metropolitana da capital.

De acordo com o Inpe, nos últimos dois dias, foram registrados 504 focos de queimadas no Amazonas.

Além disso, o Amazonas enfrenta uma seca dos rios severa, que tem contribuído pra incêndios e deslizamento de terras.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *