Operação da PF interdita madeireiras e olarias na Região Metropolitana de Manaus
Locais funcionavam de forma irregular e promoviam queimadas na região; Ipaam e Rocam participaram da ação
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – A Polícia Federal interditou, nesta sexta-feira (13/10), olarias e madeireiras na Região Metropolitana de Manaus, após denúncias de queimadas e emissão de gases poluentes. A PF não informou o número exato de empreendimentos interditados.
A ação ocorre no âmbito da Operação Depuração, deflagrada hoje (13) com a colaboração do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e a Rondas Ostensivas Cândido Mariano (ROCAM).
Durante a ação, foram realizadas interdições em empreendimentos que estavam operando irregularmente, praticando extração ilegal de argila, desmatamento, queimadas e não apresentavam plano de recuperação de áreas degradadas.
A PF também apreendeu munições e armas de procedência desconhecida.
Equipes da Polícia Federal estão fazendo o monitoramento da região através de sistemas de geoprocessamento, com o objetivo de averiguar a prática de ilícitos ambientais, principalmente nesse momento em que o Amazonas enfrenta uma estiagem severa.
O Amazonas enfrenta uma seca severa e queimadas frequentes têm tomado conta dos céus da capital e interior, tornando o ar insalubre.