Prefeito entrega segunda escola em estrutura de concreto na várzea de Parintins

Obra desafia a tradição de ‘palafitas’ nas áreas alagadiças da zona rural; nova escola possui arquitetura moderna, com salas climatizadas

Inauguração da escola de várzea em Parintins (Foto: Yuri Pinheiro)

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – Localizada às margens do rio Amazonas, a comunidade São Sebastião do Boto ganhou nesta sexta-feira (13) a nova escola municipal Washington Luiz Teixeira, a segunda com estrutura de concreto construída na várzea de Parintins.

As regiões de várzea são inundadas no período da seca, por isso, é comum que nesse locais as estruturas sejam construídas de madeira e em formato de ‘palafita’ (sustentada por estacas). A estrutura de concreto desafia o formato ‘tradicional’ e exige um reforço e planejamento maior.

A escola inaugurada pelo prefeito Bi Garcia (UB) foi construída com recursos da Prefeitura e emenda do ex-deputado Serafim Corrêa. O presidente da Câmara, Alex Garcia, e os vereadores Telo Pinto, Mateus Assayag, Fernando Menezes, Afonso Caburi e Vanessa Gonçalves participaram da inauguração.

A nova escola do Boto foi construída com arquitetura moderna e possui quatro salas de aula, climatizadas, biblioteca, laboratório de informática, biblioteca, sala de recursos, amplo refeitório e outros espaços.

Coordenadora comunitária do São Sebastião do Boto, Lúcia de Souza disse que é indescritível ver os alunos saindo de uma escola de madeira para estudarem num prédio moderno e amplo.

“Isso é uma coisa inédita para a zona rural. Muitos não imaginavam, mas nós estamos muito felizes de ter sido agraciados por essa benção. Estávamos ansiosos com essa obra. Todo mundo está alegre por essa inauguração, que muitos diziam que não ia ocorrer”, contou Lúcia de Souza.

Bi Garcia afirmou que a obra faz parte de um pacote de investimentos para a modernização de escolas em comunidades de várzea.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *