Prefeito reduz o próprio salário para conter gastos, no interior do AM

Além dele, salários do vice, secretários e demais comissionados terão redução de 20%, em Atalaia do Norte

Denis Paiva, prefeito de Atalaia do Norte (Foto: Divulgação)

DEAMAZÔNIA ATALAIA DO NORTE, AM Para conter gastos e enxugar a máquina pública, o prefeito de Atalaia do Norte (distante 1.136 quilômetros de Manaus), Denis Paiva (UB), publicou o decreto 42/2023 que reduz subsídios de cargos da Prefeitura.

Na prática, os salários do prefeito, vice-prefeito, secretários, subsecretários, diretores de setor, chefe de gabinete, procuradores, controlador interno e representante do município terão uma redução de até 20%.

Outros servidores municipais não serão afetados pelas medidas de redução de salários.

Os horários de funcionamento das instituições municipais também foram alterados para economizar energia elétrica, água, material de expediente e outros recursos.

Os cortes vão gerar uma economia de mais de R$ 260 mil entre outubro e dezembro de 2023, período estipulado pela determinação que já está em vigor. Vale destacar, também, que a decisão impacta na redução do patronal que é o repasse de 20% ao INSS sobre as remunerações pagas. 

Outra motivação para a decisão se deu em virtude do estado de emergência estabelecido em setembro deste ano, por meio do decreto 38/2023, por conta da estiagem que assola a região e atinge ribeirinhos e indígenas, além da necessidade de manutenção dos investimentos públicos que são indispensáveis para a economia local.

Denis Paiva (União) declara que essa medida é um esforço conjunto para manter as contas em dias. “Precisamos honrar com os nossos compromissos e ainda manter a folha de pagamento em dia. Aqui pagamos os melhores salários para enfermeiros (acima do piso nacional) e técnicos de enfermagem da região”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *