Em Parintins, 1ª Conferência Municipal de Cultura elege delegados e democracia cultural

Evento reuniu, aproximadamente, 100 participantes, com o intuito de discutir e fortalecer a cultura local

(Foto: Divulgação/Semcult)

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), promoveu a 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, reuniu aproximadamente 100 participantes, com o intuito de discutir e fortalecer a cultura local.

O ponto alto do encontro foi a escolha de delegados e a aprovação da ata na plenária final.

Os delegados eleitos foram Marcos Moura, Mônica Seffair, Aldamir Saterê, e suplentes Mateus Silva, Edmar Bitencourt, Anselmo Saterê. Também representando o poder público, estavam Karla Viana e Larice Butel, suplente.

A conferência teve como sede o Centro do Idoso Pastor Lessa e contou com uma programação rica em debates sobre diversos eixos culturais. As atividades incluíram mesas de palestras, discussões em grupos de trabalho e a apresentação de propostas voltadas para o desenvolvimento cultural da cidade.

As proposições foram votadas pelos participantes credenciados e aprovadas pela maioria simples por votação, demonstrando o engajamento e o comprometimento da comunidade.

A secretária de Cultura, Karla Viana, enfatizou a realização da conferência para o planejamento do setor em Parintins.

“Encerramos a Conferência Municipal de Cultura de forma super positiva. As votações e os anseios dos atores culturais foram ouvidos. Vamos elaborar diretrizes e estabelecer normativas para o Conselho e o Sistema Municipal de Cultura. Com certeza, é um grande passo para a aplicação de políticas públicas em Parintins. Essa é a abordagem de gestão pública do prefeito Bi Garcia, participativa e com foco nas necessidades das classes envolvidas no contexto cultural”, afirmou a secretária. 

Marcos Moura, coordenador do Fórum Permanente de Cultura em Parintins e eleito delegado durante a conferência, destacou a importância do evento.

“A conferência não apenas proporcionou a oportunidade de construir propostas de políticas públicas, mas também atuou como uma verdadeira escola, onde informações valiosas circularam e atualizaram os presentes sobre os desafios contemporâneos. É importante parabenizar todos os envolvidos, que enfrentaram desafios, pois o evento ocorreu no início da semana. No entanto, o resultado, na opinião da organização, é muito positivo. A cultura de Parintins vai além dos bois, Garantido e Caprichoso, que tanto orgulham a cidade. Ela abrange o teatro, a dança, as artes plásticas, o artesanato e uma diversidade cultural imensa. O investimento em cada um desses segmentos contribuirá para a qualificação e o impulso dessa celebração tão emblemática”, disse Marcos Moura.

A próxima etapa envolve a participação na conferência estadual, lembrando que as conferências municipais são etapas que precedem a conferência nacional, onde Parintins certamente contribuirá mais uma vez com suas ideias e esforços.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido Jonas Santos (92) 99229-8831