TJAM inicia hoje (6) Semana Nacional Conciliação para solução de mais de 13 mil processos

Conciliação é o método mais rápido, menos burocrático e mais eficiente de se resolver um conflito

(Imagem: Divulgação)

O Judiciário amazonense inicia nesta segunda-feira, dia 6 de novembro, a décima-oitava edição da Semana Nacional da Conciliação (SNC), um grande movimento dos tribunais brasileiros para buscar o diálogo entre as partes e, ainda, a solução para os conflitos.

O tema deste ano para todo o País é “Conciliação: A um passo da solução”. No Amazonas, 13.653 processos foram incluídos na pauta da SNC 2023 (capital e interior), de várias matérias – cíveis, família, consumidor e alguns da área criminal.

Até sexta-feira, dia 10, o Tribunal de Justiça do Amazonas, a Corregedoria-Geral de Justiça, operadores do Direito como um todo, entes públicos, instituições da iniciativa privada e população estarão envolvidos na busca pela conciliação, por meio de audiências programadas, no horário de 8h às 16h30 – horário estendido exclusivamente para a Semana Nacional da Conciliação -, no formato presencial, híbrido ou virtual, em todas as comarcas do Amazonas.

A conciliação é o método mais rápido, menos burocrático e mais eficiente de se resolver um conflito, uma vez que as próprias partes podem construir juntas a solução para aquele problema.

O desembargador Jomar Fernandes, corregedor-geral de Justiça e que preside dos trabalhos da SNC 2023, lembrou que uma ação judicial geralmente é percebida pela população como a única solução para um problema. “Mas o processo judicial não é o único meio. Temos métodos de mediação e de resolução consensual que podem e devem ser aproveitados pelas partes, pois priorizam uma solução que atenda, da melhor forma possível, ao interesse de todos. São menos conflitos e mais vantagens e o jurisdicionado pode também buscar a conciliação em qualquer tempo, não somente durante a Semana Nacional da Conciliação. A campanha é para chamar a atenção para esse tema e incentivar a cultura da conciliação, mas o cidadão pode fazer isso durante o ano todo”, destacou o corregedor.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido Jonas Santos (92) 99229-8831