Em debate, professor Sanches propõe clube do Crea-AM, interiorização e reativação do Senge-AM

Engenheiro experiente, candidato à presidente do Crea-AM participou de debate na Tv Onda Digital

Professor Sanches, ao centro, no debate entre os candidatos à presidência do Crea-AM

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Em debate entre os candidatos que concorrem à presidência do Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Amazonas, o professor Antônio Sanches, propôs a criação do Clube Recreativo da entidade, inspetorias no interior do Estado e a reativação do Sindicato dos Engenheiros do Amazonas (SENGE/AM) para fiscalização do piso salarial dos profissionais.

O debate aconteceu nesta segunda-feira (13), com transmissão ao vivo na Rede Onda Digital, canal 8.2 da TV aberta e simultaneamente na frequência 92.3, Rádio Fm Onda Digital, no Programa Meio Dia, com o jornalista Jefferson Coronel.

A eleição será realizada no dia 17 de novembro. O mandato é de três anos.

“Precisamos de um representante na presidência do Crea-Am que viva e sinta na prática os problemas enfrentados pelos nossos colegas no dia a dia. Precisamos de um representante que conheça nossa realidade. Eu sou este representante”, afirmou o professor Sanches.

Sanches ressaltou sua vasta experiência profissional, como coronel do Quadro de Engenheiros Militares do Exército Brasileiro, engenheiro Civil, engenheiro Cartógrafo, engenheiro de Segurança do Trabalho, funcionário Público, professor Universitário, doutor em Planejamento e Estratégia pela ECEME/RJ e como diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua-Am, nos triênios 2018/2020 e 2021/2023. Em seguida, homenageou todas as mulheres profissionais do Crea-Am entregando um arranjo de rosas para a candidata Alzira.

 “Profissional do Sistema, você precisa de apenas de um minuto para decidir o futuro do CREA-AM para os próximos três anos. Não perca essa oportunidade, não podemos arriscar o futuro de nosso conselho, então nesta sexta-feira, dia 17 de novembro valorize seu voto: Vinicius Marchese para presidente do Confea, professor Sanches para presidente do Crea-Am, Sandro Ramalho, para diretor Geral da Mútua Amazonas e Machadão, para Diretor Administrativo da Mútua Amazonas. Vamos rumo a vitória”, acentuou.

O debate foi mediado pelo jornalista Jefferson Coronel. Disputam também à presidência do conselho, a professora Alzira e Alisson Leão.

Veja os principais pontos das propostas apresentadas pelo professor Sanches, durante o debate

Interiorização do Crea-Am

Com iniciativa inovadora, Sanches evidenciou a importância das inspetorias no interior do estado e ainda o que pretende elaborar para minimizar as lacunas da atual gestão.

“Como proposta, vamos criar um espaço de trabalho e networking, disponibilizando internet de qualidade para as inspetorias, com link exclusivo entre interior e capital, para que as demandas sejam atendidas de imediato. Um espaço colaborativo e compartilhado, um coworking, para os profissionais do Crea, com especialistas de apoio e ainda um ambiente adequado para treinamento e formação profissional”, observou Prof. Sanches.

Clube do Crea-Am

Reconhecendo a importância de estimular a participação em atividades desportivas e oferecer opções de lazer e entretenimento, promover a integração entre os profissionais do Crea-Am e suas famílias, o professor Sanches falou sobre a criação do Clube do Crea-Am.

“A nossa frente de campanha esteve com a diretoria da Associação dos Sargentos da Amazônia – Clube ASA, onde formalizamos o termo de intenção de convênio para a criação do Clube do Crea. Aproveito a oportunidade para falar de mais uma novidade, que é a assinatura do Termo de Intenção de Convênio entre a frente “Sempre Fazendo Mais” e o Complexo Turístico Paraíso D´angelo, um importante hotel de selva localizado em Manacapuru, distante 96 km de Manaus. No decorrer da minha gestão teremos a nossa sede própria. O Clube do Crea Amazonas será uma conquista de todos nós”, destacou o candidato.

Piso salarial

Um dos pontos altos do debate, deu-se quando foi abordada a questão do piso salarial, adotado pelo Confea/Crea (Lei 4.950-A de 1966) sendo, 6 salários mínimos como base de cálculo para uma jornada de trabalho diária de 6 horas. Segundo Sanches é preciso reativar o Sindicato dos Engenheiros do Amazonas (SENGE/AM) para representar as reivindicações da classe sobre o tema.

“O sindicato tem que voltar a representar os profissionais do Crea-Am, lutar pela classe e articular junto às lideranças políticas. Precisamos aprovar leis que fiscalizem e protejam os engenheiros, profissionais das geociências e técnicos, que fazem parte do Conselho. Só com um sindicato ativo poderemos mudar, levar adiante as nossas pautas e fortalecer a classe. Merecemos ser contratados e pagos pelo que estudamos e não por salários estipulados pelos contratantes. Engenheiro tem que ser contratado como engenheiro e não como técnico. Isso é uma prática habitual das empresas do Amazonas”, frisou Sanches.

Gestão Mútua-Am

Como Diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua-Am, nos triênios 2018/2020 e 2021/2023, Professor Sanches destacou que assumiu a entidade com 700 associados e ampliou para quase 2300. Ainda possibilitou a concessão de mais de 18 milhões em benefícios aos profissionais. Um valor superior a todas as gestões anteriores da Mútua somadas.

“É preciso responsabilidade e experiência para conquistar resultados efetivos. Durante minha gestão frente à Mútua Amazonas, mais que triplicamos o número de associados e conquistamos feitos históricos em benefício dos associados”, disse o candidato.

Crea-Am- emprego e qualificação profissional

Outro tema de destaque foi sobre as oportunidades de trabalho para os profissionais do Crea-Am e a qualificação da mão de obra.

“Iremos criar o ‘Crea Emprego’, que é um banco de dados em parceria com empresas registradas no Conselho e que contratem profissionais do sistema iniciando no mercado profissional, e também, aqueles que estão fora do mercado de trabalho. E mais, esses profissionais terão acesso a um outro programa, o ‘Aprender e expandir’, que vai oferecer suporte por meio de cursos, workshops e oficinas”, ressaltou Sanches.

“Profissional do Sistema, você precisa de apenas de um minuto para decidir o futuro do CREA-AM para os próximos três anos. Não perca essa oportunidade, não podemos arriscar o futuro de nosso conselho, então nesta sexta-feira, dia 17 de novembro valorize seu voto: Vinicius Marchese para presidente do Confea, professor Sanches para presidente do Crea-Am Sandro ramalho, para diretor Geral da Mútua Amazonas e Machadão, para Diretor Administrativo da Mútua Amazonas. Vamos rumo a vitória”, finalizou o Professor Sanches.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *