quinta-feira, dezembro 11, 2025

Portal deAmazônia

Jornalismo Profissional

Promulgação da reforma tributária marca ‘fato histórico’, afirma decano da Câmara Federal

Deputado Átila Lins disse que após 33 anos, finalmente, Congresso conseguiu chegar a um denominador comum, com o apoio do governo Lula

Deputado federal Átila Lins (Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados)

DEAMAZÔNIA BRASÍLIA – Para o decano da Câmara Federal, deputado Átila Lins (PSD-AM), a promulgação da Emenda Constitucional no. 132/2023, que reformou o Sistema Tributário Nacional, foi “um fato histórico da maior importância” ao preservar as vantagens comparativas do modelo Zona Franca de Manaus.

“A reforma tributária vem sendo examinada e debatida há mais de 30 anos. Ela chegou à Câmara em 1990, portanto, há 33 anos, sem nunca ter havido um denominador comum, um consenso para aprová-la. Finalmente, graças ao esforço de todas as lideranças do Congresso Nacional, e com o apoio do Poder Executivo à frente o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi possível aprovar a reforma que pode não ser a melhor, a ideal, mas é aquela que teve o apoio da maioria dos congressistas”.

Segundo o decano, a simplificação de impostos era uma necessidade para reorganizar e dinamizar o sistema tributário brasileiro. 

“Estou muito feliz com o desfecho, simplificamos os impostos, isentamos de impostos a cesta básica nacional, e, o mais importante, mantivemos as vantagens comparativas da Zona Franca com a manutenção do IPI diferenciado e os outros itens pertinentes à questão”, disse o deputado.

Desde 2013 Átila Lins faz parte do movimento nacional pró-reforma tributária. Naquele ano, relatou na Câmara dos Deputados a PEC enviada pela então presidente Dilma Rousseff (PT) que prorrogou os incentivos fiscais da ZFM por mais 50 anos, até 2073. “Agora, a reforma tributária consolida as vantagens da Zona Franca, que é a principal ferramenta para produzir o desenvolvimento sócio-econômico do Amazonas, com a geração de emprego e renda para os amazonenses”.

Luta pela BR-319

Na opinião de Átila, a vitória da bancada amazonense no Congresso com a reforma tributária estimula, agora, deputados e senadores do Estado à luta em favor da total revitalização da BR-319, que liga os estados do Amazonas e Rondônia aos mercados do Sul e do Sudeste.

 “Com a vitória, podemos nos concentrar, daqui pra frente, na luta pela recuperação da rodovia BR-319, que ainda se constitui num gargalo impeditivo ao nosso desenvolvimento”, assinala o deputado, ressaltando que o Grupo de Trabalho criado pelo Governo Federal para viabilizar a retomada das obras da BR concluirá o seu trabalho em fevereiro de 2024. “Nós esperamos que o Ministério dos Transportes ofereça alternativas viáveis e urgentes para alcançarmos os nossos objetivos”, diz Átila elogiando a recente aprovação, na Câmara, de uma lei que flexibiliza as exigências da licença ambiental.

“Concluímos que são excelentes, auspiciosas, as perspectivas para o nosso Estado e para a nossa região após a aprovação da reforma. Quero destacar o empenho do governador Wilson Lima, dos senadores Omar Aziz, Eduardo Braga e Plínio Valério, o empenho de toda a bancada de deputados federais que estiveram sempre atentos na defesa dos interesses do nosso Amazonas no Congresso”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *