PF e ICMBio acabam com garimpos ilegais de ouro em Maués (AM) e Itaituba (PA)

Garimpos funcionavam em áreas de proteção ambiental dos municípios; operação durou 20 dias

Operação Ajuri ainda contou com a Polícia Militar do Estado do Pará (Foto: Divulgação/PF)

DEAMAZÔNIA MAUÉS, AM – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado Ambiental, composta por equipes da Polícia Federal, ICMBio e Polícia Militar do Estado Pará, deflagrou do dia 3/12 ao dia 22/12 a Operação Ajuri.

Com o objetivo de combate do garimpo ilegal de ouro, foram realizadas ações na Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós, localizada no município de Itaituba/PA, na Estação Ecológica Alto Maués e na Floresta Nacional (Flona) de Urupadi, localizadas no município de Maués/AM.

Foram desmobilizados acampamentos utilizados para garimpo ilegal, com a total destruição de balsas de madeira e motosserras, apreensão de materiais eletrônicos, motores, veículos (moto), armamentos, munições, balanças de precisão, máquinas de cartão, rádios e ouro.

Segundo a PF, foi constatado que as regiões constantemente são alvos de diversos garimpos ilegais, o que gera grave impacto ambiental, como a poluição dos corpos hídricos e o desmatamento das áreas exploradas.

Além disso, há transtorno social, sobretudo para as comunidades ribeirinhas, em virtude da contaminação da fauna e dos rios utilizados para subsistência.

O balanço final da operação com o quantitativo exato de itens apreendidos, será apresentado pelo ICMBio assim que apurado.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *