Manaus e mais 11 municípios do AM receberão vacina contra a dengue; saiba quem será vacinado

Nesta primeira fase, só receberão o imunizante contra a dengue cidades que compõem regiões endêmicas, segundo o Ministério da Saúde

(Foto © Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)

 

Da Redação e Agência Brasil

MANAUS, AM – Apenas Manaus e mais 11 municípios do Amazonas irão receber a vacina contra a dengue, que começa a ser distribuída pelo Governo Federal a partir da próxima semana. O estado registrou 4 mil casos da doença nos primeiros 25 dias do ano.

As cidades que receberão o imunizante são: a capital Manaus, Autazes, Barcelos, Careiro da Várzea, Careiro, Iranduba, Manaquiri, Nova Olinda do Norte , Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira. (Veja a lista por estado)

A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde.

A pasta informou que 521 municípios de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro.

As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo o Ministério, são consideradas endêmicas para a doença.

A vacina Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

Quem será vacinado

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, compõem o público-alvo da imunização. De janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Em razão de uma quantidade limitada de doses a serem fornecidas por parte do próprio laboratório, a vacinação contra a dengue vai priorizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações depois dos idosos.

Pessoas com mais de 60 anos não têm indicação para receber a dose em razão da ausência de estudos clínicos.

A previsão do ministério é que as doses adquiridas possam imunizar cerca de 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2024.

Amazonas registra 4 mil casos de dengue, nos primeiros 25 dias do ano

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *