Projeto destina 5% do valor de multas ambientais para recuperar áreas na Amazônia

A Câmara dos Deputados analisa a proposta, de autoria do deputado licenciado Fausto Junior, que altera a de Crimes Ambientais

Deputado Fausto Jr (Divulgação)

 

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O Projeto de Lei 5855/23 destina 5% do valor arrecadado com multas ambientais para compensar danos ao meio ambiente gerados por obras de infraestrutura na Amazônia Legal. A Câmara dos Deputados analisa a proposta, que altera a de Crimes Ambientais.

Autor do projeto, o deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), que está licenciado atualmente, afirma que o objetivo é definir em lei uma destinação específica para as multas por infração ambiental, priorizando a compensação ambiental por obras de infraestrutura para o desenvolvimento regional na área da Amazônia Legal.

Em dezembro, do ano passado, Fausto Jr, assumiu o cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb/AM), pasta responsável por gerenciar projetos estratégicos no Governo do Amazonas. Na vaga dele, na Câmara dos Deputados, que assumiu a cadeira foi Pauderney Avelino.

Conforme a legislação vigente, os valores arrecadados em pagamento de multas por infração ambiental são revertidos ao Fundo Nacional do Meio Ambiente (que recebe 50% dos valores), ao Fundo Naval, ao Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap) e aos fundos estaduais ou municipais de meio ambiente.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O projeto chegou a Comissão da Amazônia em dezembro do ano passado e ainda deverá passar por duas comissões para apreciação final.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido Jonas Santos (92) 99229-8831