‘Pequeno gênio’ diz que vai embora do Brasil após PGE negar ingresso a UEA

Luan Gama, de 11 anos, foi aprovado em Matemática no vestibular 2023, e precisou recorrer à Justiça para UEA reservar a vaga

Luan Gama, 'pequeno gênio' do Amazonas (Foto: Reprodução)

 

 

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – A Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) se manifestou contra o avanço de série do estudante amazonense Luan Gabriel Aguiar Gama, de 11 anos, que foi aprovado no curso de Licenciatura em Matemática da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) no vestibular de 2023, ainda aos 10 anos de idade.

Luan ficou conhecido após participar do quadro ‘Pequenos Gênios’, no Domingão do Huck, na TV Globo, onde fez cálculos impressionantes, ‘de cabeça’, em segundos.

Para o procurador do Estado, Marcelo Augusto da Cunha, é recomendável que a formação do estudante ocorra pelas etapas previstas na legislação brasileira: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Segundo Cunha, a Constituição Federal prevê que a educação “objetiva o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

“A substituição do ensino médio inteiro pelo exame de avanço de série suprimiria etapas importantes do sistema educacional e traria mais prejuízos do que benefícios à formação do impetrante, não se mostrando condizente com as diretrizes traçadas na Constituição Federal e na Lei n.º 9.394/1996”, disse o procurador-geral do Estado.

‘INDIGNADO’

O estudante Luan Gama gravou um vídeo, nesta terça-feira (5), para as redes sociais, onde se mostrou indignado com o parecer da PGE-AM e disse que pretende ir embora para os Estados Unidos.

“Eu estou absolutamente indignado com isso. Não admito isso. As pessoas ficam me limitando porque eu sou uma criança. Manaus não está mudando. Inclusive, eu já estou fazendo uma prova para ir embora lá para os Estados Unidos, para eu zarpar daqui”, disse.

No vídeo, Luan Gama afirmou que pretende concorrer uma vaga na Ivy League, que é um grupo de oito universidades, a maioria no nordeste dos Estados Unidos.

‘PEQUENO GÊNIO’

Em dezembro de 2023, o estudante Luan Gama, na época com 10 anos – ainda no 6º ano do Ensino Fundamental – foi aprovado no curso de Licenciatura em Matemática da UEA (Universidade do Estado do Amazonas).

Legalmente, por não ter concluído o ensino médio, o pequeno estudante não pode ingressar no nível superior.

Luan recorreu à Justiça para ser submetido ao exame de avanço de curso e, com isso, obter certificado de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio.

Em janeiro, o juiz Marcelo Manuel da Costa Vieira determinou que a UEA reservasse a vaga para o aluno e que a Seduc (Secretaria de Educação do Amazonas) realizasse, no prazo de 45 dias, exame para avanço de nível escolar, sob alegação de que ele é “superdotado”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *