Técnicos da Ufam anunciam greve a partir de segunda (11)

Deflagração de greve deve ocorrer durante assembleia do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Amazonas (SINTESAM), em Manaus

Entrada hall IFCHS (Foto: Divulgação/Ufam)

 

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Os técnicos-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) entrarão em greve a partir desta segunda-feira (11/3). A categoria reivindica melhoria salarial, que segundo eles, está defasado desde o governo Dilma Rousseff.

A greve será instalada na segunda (11), às 9h, durante assembleia extraordinária do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Amazonas (SINTESAM), no hall da Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), na Ufam, em Manaus. Todos os técnicos foram convocados, independente da filiação sindical.

A orientação é da FASUBRA, a federação dos TAEs das universidades federais de todo o Brasil, que representa os trabalhadores nacionalmente. Mais de 40 instituições em dezenas de estados já aderiram à greve por meio de seus servidores, pelo mesmo motivo: ausência de proposta do governo Lula para reajuste salarial e de plano de reestruturação da carreira dos técnicos.

Segundo os técnicos, entre várias reuniões ocorridas desde julho de 2023, o governo sempre afirma não possuir verba suficiente para acatar os pedidos dos trabalhadores.

A única proposta apresentada e repetida pelos representantes do governo em diversas ocasiões é de reajuste ZERO em 2024 e mais 9% nos anos seguintes, divididos em duas vezes: 4,5% em 2025 e mais 4,5% em 2026.

Além do reajuste salarial, outra reivindicação da categoria é a reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, o PCCTAE.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *