Vídeo com sacola de dinheiro na Prefeitura de Manaus pode ter sido manipulado

O caso foi publicado na mídia nessa quinta-feira (14), pelo site Metrópoles

Vídeo com sacola de dinheiro na Prefeitura de Manaus pode ter sido manipulado (Reprodução)

 

MANAUS, AM – O vídeo com suposta entrega de sacola com dinheiro pela Secretaria de Comunicação (Semcom), da Prefeitura de Manaus, pode ser uma manipulação grosseira. O caso foi publicado na mídia nessa quinta-feira, a partir do site Metrópoles.

Conforme análise extraoficial do quadro a quadro do vídeo, sobretudo no momento exato em que a pessoa aparece com uma sacola na mão, a atendente da Semcom está atrás de uma mesa com computador, distante do homem que a filma.

Portanto, para esses analistas, sem a possibilidade de ela ter entregue a referida sacola.

Suposta farsa

A filmagem começa com o homem entrando no prédio da prefeitura, em direção à sala da Semcom. Em seguida, uma mulher pergunta se ele é de um site de notícias, ele diz que sim, e ela entra na sala.

Nesse momento, o homem se aproxima da porta da recepção, entreaberta, e em segundos, antes mesmo da pessoa retornar, ele já aparece com a tal sacola, segundo os analistas das imagens

Para estes, esse é o ponto chave do vídeo, que revela a farsa. Isso porque, na mesma imagem, a mulher aparece em segundo plano, distante de quem filma. Portanto, sem a possibilidade que ela tenha entregue qualquer objeto ao homem nesse instante.

Conforme os observadores não oficiais, esse detalhe é possível notar pausando o vídeo pois a filmagem é trêmula e confusa.

E isso pode ter sido proposital, para falsear a alegada entrega da sacola com dinheiro.

Na sequência do vídeo, o homem sai da sala da secretaria e entra em um banheiro, que fica do outro lado de um corredor, de frente para a porta de entrada do órgão.

Importante também notar que esse trecho do vídeo contém várias inconsistências. Entre elas, por exemplo, a sacola de dinheiro não aparecer nas imagens.

Em nota, a prefeitura disse ter sabido do vídeo pela publicação da imprensa.

De imediato, iniciou a apuração da denúncia, sobretudo sobre as circunstâncias em que o vídeo foi gravado. Isso teria acontecido há cerca de quatro meses.

Ataques

Às vésperas da eleição, em que o prefeito David Almeida vai disputar sua permanência no poder, ataques à sua gestão têm se intensificado desde o final do ano passado.

Até com o uso de inteligência artificial, assunto que a Justiça eleitoral já se preocupa, assim como as fakes news, as notícias falsas e mentirosas.

Na véspera do Natal de 2023, circulou em grupos de WhatsApp, suposto áudio de Almeida atacando professores que reclamavam do não pagamento de abono do Fundeb.

Era uma farsa, com uso de inteligência artificial.

O prefeito denunciou o caso à Polícia Federal, que investiga o episódio.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *