Secretário de Comunicação vai à Câmara esclarecer vídeo com indícios de manipulação

O vídeo, sem procedência conhecida, foi publicado pelo portal Metrópoles em 14/3

Secretário de Comunicação, Israel Conte, foi à Câmara de Manaus esclarecer vídeo (Foto: Divulgação / CMM)

 

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O secretário municipal de Comunicação, Israel Conte, esteve, na manhã desta terça-feira, 19/3, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para esclarecer o vídeo veiculado semana passada e que ataca a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

Uma sacola com valor em espécie é supostamente entregue na sede da Semcom em uma sequência de imagens com trechos confusos, sem continuidade, com fortes indícios de manipulação.

O vídeo, sem procedência conhecida, foi publicado pelo portal Metrópoles em 14/3. No mesmo dia, o secretário determinou a apuração do caso, para saber em que circunstâncias a gravação foi realizada.

Na Câmara, o secretário foi recebido pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Caio André.

“Está claro que o vídeo contém fortes indícios de manipulação. Importa esclarecer os fatos para evitar que outras pessoas e instituições sejam atacadas. A gestão do prefeito David Almeida prima pela transparência e harmonia entre os poderes. E é respeitando a Câmara que me coloco à disposição para prestar todos os esclarecimentos pertinentes a esta questão”, ressaltou o secretário Israel Conte.

Durante o grande expediente, momento do plenário em que os parlamentares discursam, vereadores apoiaram a iniciativa de Israel Conte, de manter a transparência nos atos e condutas da Secretaria.

“Como em toda a gestão do prefeito David Almeida, nenhum secretário se furtou de vir a esta casa. E com o secretário Israel não será diferente. Ele estará aqui amanhã (quarta-feira, 20/3), em respeito à Câmara, aos vereadores e à população da cidade de Manaus”, destacou Raulzinho, vice-líder do prefeito David Almeida na CMM, que acrescentou:

“O que vimos na semana passada foi um vídeo de ataque. Vários vereadores aqui já foram vítimas de algum tipo de perseguição, de ataque e de fake news, sobretudo nesse momento em que nos aproximamos das eleições. Se há denúncia, as respostas virão. Toda mentira tem perna curta”, sustentou Raulzinho.

Cautela

O vereador Mitoso enfatizou que o momento é de avaliação e requer cautela, para evitar julgamento precipitado.

“Às vezes, a gente incorre em erros quando julga alguém precipitadamente. Lamentavelmente, algumas pessoas já estão fazendo juízo de valor. O secretário veio com muita humildade, sem protocolarmos qualquer requerimento. Pelas informações que tenho, ele já pediu um laudo pericial dessa peça e tudo será esclarecido, não a mim, mas a todos dessa casa legislativa”.

Ao final dos discursos sobre o tema, o vereador Gilmar Nascimento argumentou que os vereadores da casa têm o compromisso em manter o respeito e urbanidade, com o dever fundamental de ajudar a administrar a cidade de Manaus e, como representantes do povo, e não juízes, impedir que ataques gratuitos maculem a imagem de pessoas.

Ataques sistemáticos

Na véspera do Natal passado, o prefeito de Manaus, David Almeida, foi vítima de uma deepfake, ou seja, uma fake news com uso de inteligência artificial, a primeira do País contra um gestor.

Na ocasião, um áudio fabricado com a voz do prefeito proferia xingamentos aos professores. O caso é investigado pela Polícia Federal, em inquérito que já resultou em operação com buscas e apreensões, incluindo em uma agência de publicidade local, que já teve políticos como clientes.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *