Direitos Humanos pede que Câmara de Parintins mude nome da Rua 31 de março

Documento que também foi encaminhado ao MP e DPE diz que nome da rua celebra o golpe da ditatura de 64

Câmara de Parintins ( divulgação)

 

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos de Parintins e do Amazonas e movimentos sociais endereçaram ontem (30) ofício a Câmara Municipal de Parintins solicitando que os vereadores mudem o nome da Rua 31 de março, no Centro, por sugerir uma celebração, ao golpe militar de 64, que instituiu a ditadura no Brasil.

“Esse nome em uma de nossas ruas carrega uma mancha dolorosa, triste que representou a ditadura militar nos anos de 1964.[…]Não cabe mais esse tipo de homenagem  a esse fato desumanizador da nação brasileira”, diz trechos do documento encaminhado ao presidente da Casa, Alex Garcia.

O presidente da Comissão dos Direitos Humanos, o professor doutor e padre Manuel do Carmo Campos, sugere que o nome da Rua 31 de março seja substituído para Rua Xisto Pereira, em homenagem a um dos fundadores do Festival Folclórico de Parintins.

Ainda assinam o pedido o Movimento Trabalhadores e Trabalhadoras Cristãos do Amazonas, Grupo Ambiental Natureza Viva (Granav), Associação de Assentados da Gleba Vila Amazônia, Parlamento Sustentável Planeta Azul e Movimento dos Padres em Novas Dimensões.

O documento foi encaminhado também com pedido de providências a Defensoria Pública e ao Ministério Público.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *