Parintins é certificada no Mapa do Turismo Brasileiro

Estar no Mapa do Turismo abre portas para investimentos, promoção e desenvolvimento do setor, afirma a Prefeitura

Imagem aérea de Parintins (Foto: Yuri Pinheiro)

 

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – O município de Parintins está entre os 26 municípios do Amazonas reconhecidos como parte do Mapa do Turismo Brasileiro. A certificação foi emitida pelo Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos Interlocutores Estaduais do PRT.

Estar no Mapa do Turismo é uma conquista significativa para Parintins, pois representa o reconhecimento do potencial turístico da cidade e abre portas para investimentos, promoção e desenvolvimento do setor.

Segundo informações do Ministério do Turismo, a certificação é válida até 28 de março de 2025.

A secretária de Turismo, Karla Viana, destacou a importância da permanência do município de Parintins no Mapa do Turismo Brasileiro. Ela ressalta que essa medida contribuirá para atrair mais visitantes, gerar empregos e impulsionar a infraestrutura turística da cidade.

“Com as belezas naturais, cultura e eventos tradicionais, como o Festival de Parintins, o município se destaca como um destino turístico, oferecendo experiências aos visitantes e a certificação de Parintins no Mapa do Turismo Brasileiro é motivo de orgulho para nós”, destaca a secretária Karla Viana.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área – recorte territorial – a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster.

Elas deram origem a cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo: a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017; b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017; c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos – fonte: Estudo de Demanda Doméstica 2012 – MTur/FIPE; d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais – fonte: Estudo de Demanda Internacional 2017 – MTur/FIPE; e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem – fonte: Secretaria de Receita Federal 2017 – Ministério da Economia. Essas informações estão disponíveis no sitio eletrônico (www.mapa.turismo.gov.br).

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *