Novo regulamento do Festival de Parintins 2024 proíbe amo e apresentador fazer provocações

Redação do novo regulamento impõe censura a amo e apresentador, com penalizações, se ‘provocar por palavras, gestos ou qualquer outro meio o boi-bumbá adversário e seus itens

João Paulo, amo do Garantido; Price, amo do Caprichoso

 

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O novo regulamento do Festival de Parintins 2024 proíbe os amos dos bois Garantido e Caprichoso de tirar versos que provoque o adversário.

A mudança, rapidamente, provocou enxurrada de críticas nas emissoras de rádio locais e redes sociais.

O documento foi assinado no dia 14 de março pelo prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, o presidente do Garantido, Fred Góes, o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, e o secretário de Estado da Cultura, Marcos Apolo, mas a publicação do regulamento no Diário Oficial dos Municípios foi feita nesta quarta-feira (24/4).

“Também será penalizado o boi-bumbá, que através de seu item, apresentador e/ou amo do boi, elogiar ofender ou provocar por palavras, gestos ou qualquer outro meio o boi-bumbá adversário e seus itens”, diz trecho do novo regulamento do Festival de Parintins 2024, que abre a polêmica.

O amo do Garantido, João Paulo Faria, discordou da mudança e se manifestou pelas redes sociais apontando que a proibição representa censura. Na imagem, JP aparece com uma mordaça.  Já o amo do Caprichoso, Prince não se manifestou.  

Os versos de desafios entre os amos do boi remontam o início da brincadeira, nas ruas de Parintins, nos idos de 1913, preserva a saudável rivalidade entre os torcedores e celebra a cultura popular.

Outra mudança nas regras da disputa é que alegoria passa a funcionar como item de desempate, para se conhecer o campeão.

LEIA AQUI o novo Regulamento do Festival de Parintins 2024.

regulamento-festival-de-parintins-2024-2026

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *