MPAM participa da instalação de comitê de gestão integrada para as eleições de 2024

Reunião no TRE-AM visa fortalecer segurança e transparência no processo das eleições de 2024

A iniciativa visa garantir a lisura e a transparência de todo o processo eleitoral. (Foto: Divulgação)

 

 

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Em reunião realizada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) participou da instalação do Comitê de Gestão Integrada (CGI) que atuará nas eleições de 2024.

O encontro, conduzido pelo vice-presidente do TRE-AM, desembargador Airton Gentil, contou com a presença de diversas autoridades e instituições.

Na ocasião, o MPAM foi representado pelo procurador de Justiça Mauro Roberto Veras Bezerra, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Eleitorais (CAO-PE).

Para o procurador de Justiça Mauro Bezerra, o comitê tem como objetivo agilizar o compartilhamento de informações e resolver problemas que possam surgir antes, durante e após o período eleitoral.

O procurador destacou a importância do trabalho conjunto entre o MPAM e as diferentes instituições que estiveram presentes, como o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional Eleitoral, o Exército, a Aeronáutica, a Marinha, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBAM), a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Defesa Civil e outras instituições.

A criação do comitê é vista como essencial para garantir a segurança dos promotores de Justiça, juízes, advogados e agentes de segurança envolvidos no processo eleitoral.

“O Ministério Público, por meio da coordenação das promotorias eleitorais do Ministério Público do Estado, ponderou a necessidade e a importância desse comitê gestor, principalmente visando a segurança dos promotores de justiça que atuarão nas eleições”, afirmou o procurador Mauro Bezerra, mencionando que novas reuniões serão realizadas com mais frequência, conforme a data das eleições se aproxime.

A iniciativa visa garantir a lisura e a transparência de todo o processo eleitoral, reforçando a cooperação entre as diversas instituições envolvidas na organização e na segurança das eleições de 2024.

Promotorias eleitorais

O Ministério Público definiu os promotores responsáveis pelas zonas eleitorais do interior e da capital do Amazonas.

A designação, realizada no final do mês passado, visa garantir a atuação eficiente e coordenada do MPAM durante as Eleições Municipais de 2024, assegurando que cada zona eleitoral tenha um promotor dedicado para acompanhar e fiscalizar o processo eleitoral, desde a preparação até a apuração dos votos.

LEIA TAMBÉM

Faturamento do PIM atinge R$ 81,15 bilhões até maio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *