Prefeito David Almeida anuncia dez ações de combate às queimadas

Manaus entra no quarto dia encoberto por fumaça

Em entrevista coletiva, o chefe do Executivo municipal enumerou dez ações de combate ao fogo, com a participação efetiva de diferentes secretarias do município. (Foto: Divulgação)

 

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta segunda-feira, 12, a mudança no status da cidade de normal para mobilização, por causa da fumaça proveniente de queimadas de outros municípios amazonenses, que encobre a capital.

Em entrevista coletiva, o chefe do Executivo municipal enumerou dez ações de combate ao fogo, com a participação efetiva de diferentes secretarias do município.

Entre as medidas adotadas estão a criação do Comitê Municipal de Combate às Queimadas, a articulação com entidades do setor primário da zona rural para realização de campanha pelo não uso do fogo e também atuação com municípios da região metropolitana para ações compartilhadas.

Conforme destacou o prefeito, dados do programa “Queimadas”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que Manaus não registrou nenhum foco de incêndio no período de sexta-feira, 9/8, até domingo, 11/8. No mesmo período, outros municípios do Amazonas somaram 706 focos de queimadas.

“Nós fizemos nosso dever de casa desde 2021. Ano passado, quando aconteceu a fumaça, 99% dos focos não foram produzidos na capital. A área territorial de Manaus é sete vezes maior que a área de São Paulo. E não encontramos um foco de queimadas aqui nos últimos três dias”, disse.

O prefeito reforçou também que a prefeitura está disponível para atuar em conjunto com outros municípios do Estado, sobretudo, as cidades que formam a Região Metropolitana de Manaus, e ainda com os governos do Estado e federal.

Sensibilização

Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), a Prefeitura de Manaus realiza, desde o mês de junho, a campanha “Manaus Sem Fumaça”, por meio da qual os técnicos da pasta visitam escolas, empresas e comunidades levando mensagens de preservação do meio ambiente.

Além disso, diante da necessidade de ações preventivas, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) veiculou variadas mídias, conscientizando a população, a campanha com o slogan “Sem queimadas, não há fumaça”.

O titular da Semmasclima, Antonio Stroski, classifica como fundamental o trabalho de conscientização da população para não promover queimadas e denunciar focos de incêndio.

“A primeira ação nossa é a sensibilização tanto das pessoas no meio rural quanto na zona urbana para evitar o uso do fogo para qualquer situação, no descarte de resíduos, na limpeza de quintal e no preparo do solo para atividade agrícola”, disse.

A Semmasclima também está fiscalizando as ocorrências de queimadas em Manaus, monitorando e analisando as informações de focos de calor divulgados pelo Inpe, com os registros das denúncias de queima de resíduos, de menores dimensões, devidamente inspecionadas.

Combate a queimadas

Por sua vez, para reforçar as ações do município, a Secretaria Municipal De Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) está em processo de estruturação e criação do Grupamento de Proteção Ambiental (Guarda Ambiental), vinculado à Guarda Municipal, que terá como finalidade atuar, de maneira preventiva e repressiva, nas infrações ambientais de natureza administrativas e penais no município.

Diante da necessidade, a Semseg já está trabalhando, de forma emergencial, com um efetivo servidores no atendimento às ocorrências de focos de incêndios em áreas de mata e de queimadas em terrenos particulares, solicitando apoio do Corpo de Bombeiros, em caso de sinistros de maiores proporções.

Para informar ocorrências ou denunciar focos de queimadas o número da central é 153.

Saúde pública

Em relação aos cuidados com a saúde, a prefeitura orienta que a população adote medidas de hidratação oral e de proteção dos olhos e do sistema respiratório, com especial atenção a crianças e idosos, que representam os grupos mais sensíveis aos efeitos da fumaça, e também àqueles que já sofrem com doenças respiratórias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a inalação partículas geradas por queimadas pode causar de desconfortos leves a sintomas, como dores de cabeça e de garganta, dificuldade respiratória, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos, crises alérgicas e infecções do sistema respiratório, com quadros de asma, bronquite, sinusite, rouquidão, tosse, conjuntivite e problemas cardiovasculares agudos.

Para os casos de desconforto respiratório leve ou necessidade de mais orientações para evitar os efeitos da fumaça na saúde, o usuário deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima da sua casa. Já em situações de maior gravidade, deve-se procurar auxílio médico em serviços de pronto atendimento, em prontos-socorros ou por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado pelo número 192.

Medidas anunciadas

Continuação da campanha publicitária “Sem Queimadas, não há Fumaça”;

Criação do Comitê Municipal de Combate às Queimadas;

Articulação com os municípios da Região Metropolitana de Manaus e com a Associação dos Municípios do Amazonas para ações compartilhadas;

Publicação diária de boletins informativos;

Recomendação médicas e orientações sobre os cuidados com a saúde, pela Semsa;

Medidas para evitar o acúmulo e produção de vegetação seca para evitar queimadas;

Veicular na rede municipal de ensino, nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Referência de Assistência Social, Terminais de Integração de Transporte Coletivo, Feiras e Mercados Municipais e nos demais espaços públicos municipais, campanhas de sensibilização quanto às queimadas e uso do fogo;

Articular com as entidades do setor primário da zona rural e periurbana de Manaus campanha de sensibilização pelo “Não Uso do Fogo”;

Difundir entre os produtores rurais a alternativa de preparo do solo sem o uso do fogo, conforme orientações técnicas já defendidas pela pesquisa agropecuária;

10º Estabelecer unidade especial de fiscalização para combate às queimadas composta pela Guarda Municipal Ambiental e pela Semmasclima.

 

LEIA TAMBÉM

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *