Urologista Alberto Figueiredo destaca avanços na saúde do homem em Parintins
Com o apoio da gestão do prefeito Bi Garcia, o munícipio oferece consultas, exames preventivos e até cirurgias para retirada de tumores
DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – No mês dedicado à saúde do homem, o urologista parintinense Alberto Figueiredo, profissional da Prefeitura de Parintins, ressalta a importância da prevenção ao câncer de próstata e destaca a crescente conscientização dos homens em relação aos cuidados com a própria saúde.
Segundo o médico, os últimos anos têm mostrado uma mudança positiva no comportamento do público masculino, principalmente por meio da adesão à campanha Novembro Azul, que está sendo realizada em todas as unidades básicas de saúde do município.
“A gente percebe que hoje o homem já procura mais, quer ser atendido ou examinado. Nesse sentido, a campanha irá ampliar o número de atendimentos e exames. Vamos realizar também um número maior de tratamentos e operações, proporcionando melhor qualidade de vida aos homens”, disse Figueiredo.
O médico salienta que o trabalho realizado em Parintins pela Prefeitura e pela Secretaria de Saúde é diferenciado, oferecendo consultas, exames preventivos e até cirurgias para retirada de tumores. “Hoje, somos o único município do interior com um serviço de urologia implantado. Temos cirurgias de próstata o ano inteiro, algo raro no interior do Amazonas. Ofertamos também exames de PSA e consultas urológicas. Com o apoio da gestão do prefeito Bi Garcia, conseguimos, nos últimos 15 ou 16 anos, realizar procedimentos de maior complexidade, incluindo cirurgias de próstata”, destacou.
Figueiredo lembra ainda que, além do câncer de próstata, é importante que os homens fiquem atentos a outras condições, como câncer de pênis, rim, testículo e boca, além de outros problemas de saúde mais frequentes no público masculino.
O urologista faz um convite especial para que homens a partir dos 50 anos procurem uma unidade de saúde para exames preventivos. Ele alerta que homens com histórico familiar de câncer devem redobrar a atenção a partir dos 45 anos. Para homens mais jovens, Figueiredo recomenda atenção especial para doenças nos testículos e no pênis.
Urutau AeroDesign, da UEA, conquista o 3º Lugar na Competição SAE Brasil AeroDesign