Lula vai à São Gabriel da Cachoeira no início de 2025
Cidade mais indígena do país enfrenta problema de abastecimento de água e hospital do Exército funciona precariamente
DEAMAZÔNIA BRASÍLIA – O presidente Lula deve visitar São Gabriel da Cachoeira no início de 2025 para apresentar uma solução para a crise de abastecimento de água no município e também conhecer as instalações do hospital do Exército que funciona precariamente.
A informação é do senador Omar Aziz (PSD), líder da bancada amazonense no Congresso.
Ontem (12), o atual prefeito de São Gabriel, Clóvis Curubão (PT), e o prefeito eleito da cidade, Egmar Curubinha (PT), participaram da audiência da bancada com o presidente Lula, no Planalto.
“Tem a questão de São Gabriel da Cachoeira, que foi discutida aqui. O presidente quer fazer uma visita no início do ano que vem para acompanhar de perto a situação da cidade. Nós temos um problema crônico, que é a falta de água potável, e o presidente se comprometeu a resolver isso definitivamente”, afirmou o senador, ressaltando a relevância da visita presidencial para garantir que o problema do abastecimento de água seja resolvido de maneira duradoura.
Além da questão da água, o senador mencionou a situação do hospital do mesmo município, atualmente administrado pelo Exército Brasileiro.
O hospital enfrenta dificuldades estruturais, principalmente no centro cirúrgico e na maternidade, que precisam de reformas urgentes.
“A última reforma foi feita quando o (senador) Eduardo Braga era governador, e desde então temos dificuldades para oferecer um atendimento de qualidade, especialmente nas áreas mais críticas”, explicou Omar.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Gabriel da Cachoeira é o município mais indígena do Brasil. Os dados aponta que 98% da população pertencente a uma das 23 etnias devidamente catalogadas.
Em encontro nacional, conselheiro do TCE-AM debate projetos estratégicos para 2025